Deputada anuncia saída do União após “coação” por PEC da Blindagem

Deputada anuncia saída do União após “coação” por PEC da Blindagem

A deputada federal Silvye Alves (União-GO) afirmou, nessa quinta-feira (18/9), ter sido coagida para votar a favor da Proposta de Emenda à Constituição nº 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem, e diz que vai deixar a legenda.

“Insatisfeita, Silvye Alves vai deixar o partido assim que abrir a janela partidária em 2026”, diz trecho de nota enviada pela assessoria da parlamentar à imprensa.

Além da nota, Silvye se manifestou, também, em um vídeo postado no Instagram. Na gravação, a deputada federal pede desculpas aos eleitores pelo “erro gravíssimo”. “Eu vim aqui humildemente pedir desculpas aos meus eleitores. Eu cometi um erro gravíssimo na última terça-feira (17/9), durante a votação da PEC da Blindagem. Eu fui contra tudo aquilo que eu defendo, tudo aquilo que eu acredito”, afirmou.

A parlamentar argumentou que foi forçada a votar a favor da proposta. No vídeo, Silvye conta que registrou o voto contra a PEC por volta das 19h, mas que não conseguiu manter o posicionamento após a pressão.

“A partir desse momento, eu comecei a receber muitas ligações de pessoas influentes do Congresso Nacional, se é que vocês me entendem. Ligaram dizendo que [havendo] a votação contra, eu sofreria retaliações. Enfim, eu não sei que tipo de retaliação um deputado federal poderia sofrer dentro da Câmara dos Deputados, e eu fui covarde”, mencionou.

A PEC da Blindagem prevê que qualquer investigação ou prisão de parlamentares só poderá ocorrer com autorização do Congresso Nacional, e que os parlamentares ainda têm 90 dias de prazo para realizar a manifestação.

Sem citar nomes

Embora alegue a pressão para mudar o voto, Silvye não cita nomes de quem teria tentado fazê-la mudar de posicionamento. A deputada diz que tem sido xingada nas redes sociais por causa do voto a favor da PEC.

Nos comentários anexos à postagem da parlamentar goiana, há muitas mensagens com críticas à ela. “Não é arrependimento é medo de não ser mais eleita!”, diz uma usuária da rede. Outro, afirma que não será mais eleitor de Silvye. “Não erro mais votando na senhora”, escreveu.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *