DF: 16 cidades terão mutirão de poda de árvore próxima à rede elétrica
Para evitar que regiões do Distrito Federal fiquem sem energia nesta época do ano, um mutirão de poda de árvores ocorrerá em 16 Regiões Administrativas com o objetivo de preparar a rede elétrica para o período chuvoso, que deve começar no próximo mês.
Leia também
-
Distrito Federal
Distrito Federal segue em alerta para chuvas intensas nesta quarta
-
Brasil
Chuvas castigam Sudeste e Centro-Oeste: confira o clima na sua região
-
Brasil
Chuva forte provoca morte, acidentes e estragos em Goiânia
As ações de poda em áreas com alta densidade de vegetação e histórico de crescimento acelerado foram intensificadas, diante da previsão de chuvas intensas. A meta é realizar mais de 3 mil podas em setembro, reduzindo riscos de acidentes e interrupções no fornecimento de energia causadas pelo contato de galhos com a rede elétrica.
As RAs que recebem o mutirão de podas são: Lago Sul, Paranoá, Sobradinho, Sobradinho II, Itapoã, Samambaia, Plano Piloto, Guará, Candangolândia, Taguatinga, Jardim Botânico, Ceilândia, Gama, São Sebastião, Recanto das Emas e Planaltina.
Manutenção contínua
Em 2025, já foram executadas 40 mil intervenções, com previsão de alcançar 40 mil até dezembro. De acordo com o Decreto nº 39.469/2018, a manutenção de árvores em áreas públicas é responsabilidade exclusiva do GDF, por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).
Já em terrenos privados, cabe ao proprietário cuidar da vegetação. Caso moradores identifiquem árvores em vias públicas próximas à rede elétrica, devem acionar primeiramente a Ouvidoria do GDF pelo número 162 ou procurar a Administração Regional.
Se a situação não for resolvida, é possível comunicar a Neoenergia pelo telefone 116.