DF Folia 2026 destaca diversidade e segurança no carnaval de Brasília

O DF Folia 2026 já entra para a história como uma edição marcada pela diversidade e segurança durante o carnaval em Brasília. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, desfiles de grandes blocos ocuparam o centro da cidade, promovendo brincadeiras respeitosas e tranquilas.

No sábado, o Bloco do Amor transformou a região do Museu Nacional, no Carnaval Monumental, em um grande mar de foliões. No domingo, o Bloco das Montadas atraiu mais de 100 mil participantes, com fantasias, música, dança, performances e um show da cantora Gretchen. O evento levantou a bandeira da comunidade LGBTQIAPN+, com campanhas de conscientização e reforço policial garantindo a tranquilidade.

Dados do Governo do Distrito Federal indicam uma queda de 42% nas ocorrências policiais no final de semana em comparação ao ano anterior, posicionando Brasília como uma das capitais com o carnaval mais seguro. No domingo, o Gran Folia também contou com o Bloco dos Raparigueiros, que reuniu cerca de 40 mil brincantes ao som de clássicos do carnaval baiano.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, destacou que o DF Folia reafirma o compromisso com uma política cultural inclusiva, fortalecendo a economia criativa e cuidando das pessoas. ‘Ver as ruas ocupadas com alegria, respeito e segurança mostra que é possível promover grandes eventos populares com organização, inclusão e responsabilidade pública’, afirmou.

Foliões elogiaram a acolhida e a ausência de incidentes. A atendente Stefany Souza, de 26 anos, em sua primeira participação no Bloco das Montadas, observou: ‘Gostei muito porque o pessoal é bastante animado e acolhedor, e não vi nenhuma confusão ou briga’. A drag queen Leo Skiims, de 25 anos, que participa anualmente, descreveu o bloco como ‘liberdade, ser quem eu sou e vir do jeito que eu me sentir à vontade’.

O Bloco do Amor, que completou 11 anos, também enfatizou a diversidade e o respeito à comunidade LGBTQIAPN+ e à acessibilidade. A atriz Ana Flávia, de 53 anos, acompanha o grupo desde a estreia e disse: ‘É um lugar seguro, de campanha pelo respeito à comunidade LGBT+ e pela acessibilidade; um bloco muito carinhoso e cuidadoso com o folião’. A coordenadora-geral Letícia Helena reforçou: ‘São 11 anos de Bloco do Amor, um bloco sem incidentes, muito tranquilo, todo mundo com essa vibe de amor e de compartilhar com o próximo’.

O DF Folia 2026 é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), promovida por chamamento público com investimento de R$ 10 milhões, em parceria com a Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade. O carnaval ainda não terminou, e a programação completa pode ser consultada no site e nas redes sociais do evento.

Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *