Diretor da UnB é exonerado após mulher ser agredida dentro de campus

A reitoria da Universidade de Brasília (UnB) decidiu exonerar o diretor de Segurança e Transportes da Prefeitura da instituição, José Ribeiro Neto. No lugar dele, assume o servidor Osvanildo Lourenso da Silva.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (26/9) e reforçada pela UnB na noite desta segunda-feira (29/9). A decisão foi tomada dias após um segurança da UnB ser flagrado agredindo uma mulher no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte.

Relembre o caso

A agressão ocorreu na manhã de 19 de setembro. O segurança teria ordenado que a mulher, que vive em situação de rua e estava acampada no campus, desmontasse a barraca onde ela teria passado a noite. A vítima teria oferecido resistência, e o servidor da universidade teria começado a quebrar os pertences dela.

Em vídeos cedidos ao Metrópoles à época é possível ver a mulher argumentando e afirmando que o segurança bateu nela: “Você não tem direito de pegar nos meus pertences. Você deu na minha cara, você bateu na minha cara”, diz a moça.

Depois do bate-boca, a mulher cai e acaba puxando o homem. É neste momento que o segurança parte para cima da mulher e desfere uma série de socos contra a cabeça e o rosto dela. Toda ação foi filmada por pessoas que se revoltaram com a atitude do homem. “Não bate, não”, gritaram as testemunhas, que passaram a intervir nas agressões.

Veja o vídeo:

A mulher foi levada ao Hospital de Base por estudantes que a socorreram. Ela teria fraturado dois dedos de uma mão.

Segundo testemunhas, a vítima costumava dormir dentro de uma barraca montada no campus da Asa Norte e vender artesanatos e cigarros em uma banca improvisada na frente do Restaurante Universitário.

Leia também
  • Distrito Federal

    Vídeo: segurança da UnB agride mulher acampada dentro de campus
  • Distrito Federal

    UnB tem apagão por mais de oito horas e aulas da FAC são suspensas
  • Distrito Federal

    Saiba quem é homem que morreu baleado em invasão perto da UnB
  • Na Mira

    Baleados perto da UnB: atirador estava de tocaia e tinha um alvo

Após o episódio, a Universidade de Brasília repudiou as agressões do segurança e informou que assim que tomou conhecimento do fato, abriu processo investigativo para apurar as responsabilidades, inclusive em âmbito cautelar.

O novo diretor de Segurança e Transportes da Prefeitura da instituição, Osvanildo Lourenso da Silva, é servidor da UnB há mais de 40 anos. Já foi coordenador de Portaria e diretor de Transportes e Serviços Gerais na Prefeitura, além de integrar o Conselho Universitário (Consuni).

Crédito da Materia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *