Eleições: os nomes que devem enfrentar Lula e como estão as pesquisas

A pouco menos de um ano para as eleições de 2026, 0 presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, na última semana, que vai concorrer ao quarto mandato à frente do Palácio do Planalto. Além do petista, outros nomes já se lançaram como pré-candidatos à Presidência da República e as últimas pesquisas eleitorais começam a desenhar as chances de cada um deles — e de outros nomes, que ainda não estão confirmados na corrida.

Até o momento, somente os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), oficializaram a pré-candidatura.

Em abril, durante um evento em Salvador (BA), o União Brasil formalizou o nome de Caiado para representar a sigla na disputa. Quatro meses depois, foi a vez do Novo lançar oficialmente o nome de Zema para concorrer ao cargo de chefe do Executivo federal.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), já confirmou a intenção de ser pré-candidato à Presidência. O partido, porém, ainda não definiu se terá um candidato próprio ou se apoiará outro nome.

Leia também
  • Brasil

    Paraná Pesquisas: Lula lidera em todos os cenários para eleições 2026
  • Brasil

    Eleições 2026: os nomes que despontam nas disputas para governador
  • Brasil

    Os nomes na disputa ao Senado nos estados a um ano das eleições
  • Paulo Cappelli

    Com Boulos ministro de Lula, MTST prepara novo nome para as eleições

Se optar por ter um representante, Leite pode encarar disputa interna com o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), citado frequentemente como alternativa na disputa.

Na última semana, o ex-deputado federal Cabo Daciolo também anunciou que pretende concorrer ao cargo em 2026. Candidato ainda sem partido, o nome de Daciolo não foi testado nas últimas pesquisas de intenção de voto.

Sucessor de Bolsonaro

A direita ainda sofre com a falta de consenso sobre o nome que herdará o espólio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível pelo menos até 2030, além de ter sido condenado a mais de 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por liderar uma tentativa de golpe de Estado.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é visto como favorito para dar continuidade ao legado de Bolsonaro, mas afirma que deve concorrer à reeleição para o Palácio dos Bandeirantes.

Há também quem defenda a candidatura de integrantes da família do ex-presidente. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos, já declarou que será candidato caso o pai não possa concorrer. A postura do parlamentar, vista como inflexível e precipitada, gerou ruídos entre lideranças da direita.

Outros nomes são o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e do senador Flávio Bolsonaro (PL). Em setembro, Michelle declarou em entrevista ao jornal britânico The Telegraph que pode disputar a eleição ao Planalto se essa fosse a “vontade de Deus”.

O que dizem as pesquisas eleitorais

As últimas pesquisas eleitorais mostram que o presidente Lula tem liderado todos os cenários de primeiro e segundo turno. Os nomes da direita mais competitivos nas simulações são os de Bolsonaro, Michelle e Tarcísio. Confira os cenários de primeiro turno:

  • Paraná Pesquisas

De acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (27/10) pelo instituto Paraná Pesquisas, o presidente Lula aparece numericamente em primeiro lugar, mas empata tecnicamente com os três nomes da direita em eventuais segundos turnos.

Para primeiro turno, o cenário 1 apresenta Lula com 37% da preferência do eleitorado, seguido por Jair Bolsonaro, com 31%. Na sequência aparecem: o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PSDB), com 7,5%; Ratinho Júnior, com 6%; Romeu Zema, com 4,7%; e Ronaldo Caiado (União), com 3,2%.

No segundo cenário para primeiro turno, Lula foi testado principalmente contra Michelle Bolsonaro. O presidente lidera com 37,3% e a ex-primeira-dama alcança 28%. Os demais posicionados são: Ratinho Júnior (8,5%), Ciro (8,2%), Caiado (4,2%) e Zema (2%).

Contra o governador de São Paulo, Lula abre maior frente. O presidente da República, no cenário 3, alcança 37,4%, enquanto Tarcísio tem 22,3%. Ciro é o terceiro, com 9%, e na sequência aparecem: Ratinho Júnior (8,1%), Zema (5,7%) e Caiado (4,1%).

O quarto e último cenário de primeiro turno é o que Lula abre a maior frente. O presidente tem 37,6% e o segundo colocado, Flávio Bolsonaro, tem 19,2%. Nesta hipótese, Ratinho Júnior tem 9,6%, seguido por Ciro (8,9%), Zema (6,2%) e Caiado (4,8%).

  • Atlas/Bloomberg

A pesquisa Atlas/Bloomberg, divulgada na última sexta-feira (24/10), aponta que a liderança de Lula é ainda maior do que a mostrada pelo Paraná Pesquisa..

Em um panorama com Tarcísio de Freitas, Lula lidera com 51,3% e o governador tem 30,4% das intenções de votos. Na sequência, aparecem Caiado (6%), Ratinho Júnior (3%) e Zema (2,5%).

Com a ex-primeira-dama na disputa, Lula mantem 51% das menções, enquanto Michelle tem 26,2%. Caiado segue em terceiro lugar, com 9,1%, seguido pelos governadores do Paraná (5,1) e de Minas Gerais (4,6%).

Sem Tarcísio na disputa, Lula segue com 51% e Caiado alcança o segundo lugar, pontuando 15,3%. Neste cenário, Zema tem 10,6% das menções e Ratinho Júnior soma 10,4%.

Eleições 2026

  • As eleições presidenciais ocorrem em outubro de 2026.
  • A um ano do pleito, pesquisas mostram que Lula sai na vantagem em relação aos adversários, que ainda não estão definidos.
  • Aliados apontam que a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) pela imposição de sanções contra o Brasil, e a resposta de Lula aos ataques à soberania do país, têm contribuído para o fortalecimento da candidatura do petista.
  • Outro fator apontado é a divisão no campo da direita. Faltando um ano para o pleito, o herdeiro político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não foi escolhido, e os principais nomes têm protagonizado desavenças.

Cenários de segundo turno

  • Paraná Pesquisas

Nas simulações de segundo turno do Paraná Pesquisas, considerando a margem de erro estimada em 2,2 pontos porcentuais para os resultados gerais, Lula empata tecnicamente com Michelle, Bolsonaro e Tarcísio, e alcança melhor pontuação contra Flávio Bolsonaro.

Contra Bolsonaro, Lula soma 44,9% ante 41,6% do adversário. Em disputa com a ex-primeira-dama, o presidente alcança 44,7% das intenções de voto, contra 41,6%.

No cenário contra Tarcísio, o petista também chega a 44,9%, enquanto o governador tem 40,9%. Na última simulação, Lula desponta com 46,7% das menções, contra 37% de Flávio.

  • Atlas/Bloomberg

Em relação a eventuais disputas de segundo turno, Lula lidera com 52% das intenções de votos em praticamente todos os cenários, tendo um ponto a menos somente contra Ratinho Júnior.

Lula (PT): 52% x 44% Tarcísio de Freitas (Republicanos) — Branco/nulo: 5%.
Lula (PT): 52% x 43% Michelle Bolsonaro (PL) — Branco/nulo: 5%.
Lula (PT): 52% x 44% Jair Bolsonaro (PL) — Branco/nulo: 4%.
Lula (PT): 52% x 35% Romeu Zema (Novo) — Branco/nulo: 14%.
Lula (PT): 52% x 36% Ronaldo Caiado (União) — Branco/nulo: 12%.
Lula (PT): 51% x 37% Ratinho Jr. (PSD) — Branco/nulo: 12%.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *