Entrega do Vapor Benjamim Guimarães em Pirapora marca dia histórico para Minas Gerais

Entrega do Vapor Benjamim Guimarães em Pirapora marca dia histórico para Minas Gerais

Ronan Rocha Cerimônia deste domingo (1º/6) às margens do Rio São Francisco inaugura nova fase para o turismo e o patrimônio cultural no esta…

Ronan Rocha

Cerimônia deste domingo (1º/6) às margens do Rio São Francisco inaugura nova fase para o turismo e o patrimônio cultural no estado

O vapor passou por uma revitalização total, após um rigoroso e delicado processo de restauração. “Hoje, Minas Gerais escreve mais uma página de sua história com orgulho. A entrega do Vapor Benjamim Guimarães restaurado é um gesto de cuidado com nossas raízes, mas também um investimento no futuro”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

“Para o Iepha, a restauração do Vapor não é apenas um trabalho técnico, é um compromisso com a preservação da história viva de Minas Gerais, com o reconhecimento da força simbólica do patrimônio que pulsa na vida do nosso povo”, frisou o presidente do Iepha-MG, João Paulo Martins.

O Benjamim Guimarães, única embarcação a vapor em operação no mundo, é mais do que um bem material. É símbolo vivo da cultura fluvial, da memória coletiva e do espírito resiliente de Minas. Sua restauração representa um compromisso com o passado, mas também com o futuro – com o turismo sustentável e com o fortalecimento da economia da criatividade.

As obras de revitalização envolveram a substituição completa do casco, revisão do maquinário, restauro da chaminé, camarotes, rodas de pás e demais sistemas originais da embarcação – um trabalho minucioso que respeitou a história e a alma do vapor. Este retorno simbólico marca também o aniversário de 113 anos de Pirapora, celebrados neste domingo.

“É um dia histórico, de emoção e de celebração. O Vapor Benjamim Guimarães voltou ao nosso convívio como patrimônio vivo, e Pirapora está de braços abertos para compartilhar essa alegria com todos”, destacou o prefeito de Pirapora, Alex Cesar.

Histórico

Construído em 1913 nos Estados Unidos, o vapor tem 43,85 metros de comprimento e três decks. Após operar no Mississippi e no Amazonas, estabeleceu-se em Pirapora em 1920, tornando-se parte inseparável da paisagem e da vida local. Agora, em pleno aniversário de 113 anos da cidade, a entrega da embarcação, de propriedade da Prefeitura, revitalizada celebra também o renascimento de um de seus maiores símbolos históricos.

O projeto de revitalização é fruto de um convênio firmado em 2019 entre o Iepha-MG e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos do Ministério de Minas e Energia, via Eletrobrás, totalizando um investimento de R$ 5,8 milhões. A restauração, iniciada em 2020, foi conduzida pela INC Indústria Naval Catarinense, com acompanhamento técnico do Iepha, da Marinha do Brasil, da Delegacia Fluvial de Pirapora e da Prefeitura de Pirapora.

Agencia de Minas Gerais 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *