“Europa terá que parar de comprar petróleo da Rússia”, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cobrou novamente, nesta terça-feira (16/9), que a Europa “pare de comprar petróleo da Rússia”, afirmando que o problema é que ainda estão adquirindo o petróleo russo, o que dificulta as negociações entre Rússia e Ucrânia.
Trump já havia pressionado os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), na semana passada, para que parem de comprar petróleo russo, relatando que isso “enfraquece muito” a posição de negociação e o poder de barganha com a Rússia.
A declaração foi feita enquanto Trump se dirigia a um avião para embarcar rumo ao Reino Unido, mencionando negociações sobre o comércio durante a visita.
Negociações de paz
- Mesmo que tenha prometido acabar com a guerra na Ucrânia assim que assumisse seu segundo mandato, Trump até agora não transformou declarações em realidade.
- No último mês, o presidente dos EUA se reuniu com o líder da Rússia, Vladimir Putin, para discutir um possível fim do conflito na Ucrânia.
- Apesar da reunião no Alasca, as negociações não avançaram, pois os dois lados envolvidos na guerra não chegaram a um consenso sobre os termos de paz.
O presidente norte-americano afirmou que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, precisa fechar um acordo com a Rússia, mas que a Europa também precisa cessar o comércio com o país.
“Ele terá que fazer um acordo; Zelensky terá que fazer um acordo. E a Europa terá que parar de comprar petróleo da Rússia. Certo? Sabe, eles falam, mas precisam parar de comprar petróleo da Rússia”, reforçou Trump.
Na semana passada, Trump também condicionou a imposição de novas sanções contra a Rússia ao fim da compra do petróleo russo por parte de nações da aliança militar.