Flávio Bolsonaro pretende acompanhar julgamento junto ao pai
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pretendo ficar com o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para acompanhar o julgamento do ex-mandatário no caso da suposta trama golpista contra a vitória de Lula na eleição de 2022. A fase final do julgamento começa nesta terça-feira (2/9).
A princípio, filho e pai devem se encontrar na casa do ex-presidente no Jardim Botânico, em Brasília, O senador deve se encontrar com o pai após uma audiência pública no Senado. A menos que Bolsonaro decida ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar o julgamento, o que segue incerto.
Filho de Bolsonaro, o senador é um dos poucos que podem frequentar sem restrições a casa do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar. Familiares não precisam pedir autorização prévia da Suprema Corte. Advogados e médicos também estão autorizados.
Ida de Bolsonaro ao julgamento é incerta
A orientação da defesa é de que o ex-mandatário não vá ao Tribunal. Pessoas próximas a Bolsonaro ouvidas pelo Metrópoles informaram que a análise é de que não seria positivo. Contudo, Bolsonaro ainda não decidiu se deve ir ou não.
Até o início da tarde desta segunda-feira (1º/9), a defesa ainda não havia apresentado nenhum pedido formalmente ao STF manifestando desejo de que ele acompanhe o julgamento presencialmente.
O julgamento
Bolsonaro será julgado a partir desta terça, junto com aliados, por envolvimento na suposta trama golpista. Eles são acusados de pelo menos seis crimes, incluindo organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União.