Gaza: Egito convida Trump para a cerimônia de um possível cessar-fogo

O presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi, convidou, nesta quarta-feira (8/10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar de uma cerimônia de assinatura do cessar-fogo, caso um acordo entre Hamas e Israel seja alcançado.

As delegações de Israel e do Hamas estão no Egito para discutir as propostas de cessar-fogo no território palestino de Gaza. As negociações também envolvem o plano de paz anunciado pelo presidente norte-americano.

Plano de paz

  • As negociações no Egito por um cessar-fogo na Faixa de Gaza tiveram inicio na última segunda-feira (6/10), com a participação de delegações de Israel e do grupo Hamas
  • Ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um plano de paz com 20 pontos para estabelecer um cessar-fogo em Gaza.
  • O plano de paz também está sendo discutido no Egito e prevê o desarmamento do Hamas, além da troca de reféns e prisioneiros.

O convite do presidente do Egito foi feito durante uma cerimônia da nova turma da Academia de Polícia. El-Sisi expressou “profundo apreço e respeito pela genuína vontade do presidente Trump de encerrar a guerra em Gaza” e enfatizou que o Egito, como um dos principais mediadores, apoia todos os esforços para encontrar uma solução.

Leia também
  • Mundo

    Hamas anuncia troca de listas de reféns e prisioneiros com Israel
  • Mundo

    7 de Outubro: Hamas diz que ataque foi reação às ações israelenses
  • Mundo

    Durante negociações, Catar defende “futuro de Gaza com os palestinos”
  • Mundo

    EUA espera que libertação rápida de reféns impulsione paz em Gaza

A delegação dos Estados Unidos se reuniu com representantes do Catar e do Egito para mediar as negociações entre Israel e o Hamas.

Ele destacou que os “enviados americanos vieram com uma mensagem clara do Presidente Trump para encerrar a guerra durante esta rodada”.

“Convido o presidente dos EUA, Donald Trump, a comparecer à assinatura do acordo de cessar-fogo no Egito, caso seja alcançado, dado o interesse mundial em pôr fim à guerra, entregar ajuda, libertar reféns e iniciar o processo de reconstrução em benefício do povo de Gaza e do povo palestino na Cisjordânia”, afirmou o presidente Abdel.

Até o momento, as negociações seguem em seu terceiro dia de rodada. O grupo palestino afirmou que houve uma troca de listas de reféns e prisioneiros com Israel e que “apresentou uma posição positiva e responsável para alcançar o progresso necessário e concluir um acordo”.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *