GDF lança programa para modernizar educação com tecnologia digital

GDF lança programa para modernizar educação com tecnologia digital

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), lançou, na manhã desta quinta-feira (25/9), o Programa Horizontes Digitais para modernizar a educação na rede pública de ensino.

A norma tem o objetivo de reformular o contexto educacional e as práticas pedagógicas. “É a primeira vez, em 25 anos, que temos uma compra verdadeira de renovação do parque tecnológico da Secretaria de Educação. Essa é uma necessidade para que a nossa rede receba o que há de melhor. A ideia é que até o fim do ano que vem, todas as nossas escolas sejam atendidas”, destacou Celina.

Na oportunidade, a vice-governadora acrescentou que o GDF promove, paralelamente ao lançamento do programa, um pregão para renovar a fiação elétrica das escolas com infraestrutura antiga.

Há também uma licitação para proporcionar rede de internet de qualidade para toda a rede pública de ensino.

A secretária de Educação Hélvia Paranaguá, destacou que o investimento previsto com o programa até o momento é de R$ 132 milhões e mais R$ 58 milhões em compras de lousas interativas e tablets.

Tecnologia e conteúdos

A digitalização da educação pretende facilitar questões como personalização do ensino, de forma que a tecnologia possibilite a adaptação dos conteúdos e o uso de diferentes estratégias de ensino para atender às necessidades individuais dos estudantes, além de recursos adicionais abertos, oferecendo acesso a uma ampla variedade de recursos educacionais digitais.

O programa permitirá implementar e manter a infraestrutura de conectividade nas escolas, utilizando plataformas digitais adequadas à faixa etária escolar, como aplicativos, jogos, educacionais, Moodle (LMS), Google Workspace for Education (AVA), Khan Academy, EduFirst e Canva Education (lms), entre outras.

Também faz parte das ações implantar o programa da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (Rieh) em todas as instituições educacionais que ofertam o ensino médio da rede pública, adquirir e distribuir dispositivos tecnológicos para as unidades escolares, criar contas de e-mail educacional para os estudantes e profissionais da educação e criar laboratórios de criatividade e inovação para a educação básica em parceria com as bibliotecas escolares e comunitárias.

Principais objetivos do programa

– Implementar soluções digitais e tecnológicas para potencializar o ensino e a aprendizagem nas escolas públicas do Distrito Federal;
– Assegurar conectividade e infraestrutura com ferramentas tecnológicas e soluções educacionais para potencializar o ensino e a aprendizagem nas escolas públicas do DF;
– Promover a formação continuada dos profissionais da educação sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDCs);
– Promover o uso pedagógico e equitativo das tecnologias digitais na rede pública de ensino do DF, com especial atenção às comunidades educacionais mais vulneráveis;
– Incentivar o uso criativo, crítico, inovador e ético das tecnologias, para o letramento digital e informacional como base para a formação cidadã na rede pública de ensino do DF;
– Contribuir com a redução das desigualdades educacionais e com o desenvolvimento de uma cidadania ativa, acolhedora, responsável e sustentável, por meio da inovação e do uso estratégico da tecnologia na educação.

Crédito da Materia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *