Golpistas usavam fotos de deputados no zap e nas redes para pedir Pix

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão de Análise de Crimes Virtuais, deflagrou na manhã desta terça-feira (17/9) a Operação Falsa Tribuna, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em golpes virtuais praticados a partir de perfis falsos de deputados e ex-deputados de Brasília.
A ação, que contou com apoio da Delegacia Especial de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Goiás (PCGO), cumpriu os mandados de busca e apreensão, onde foram apreendidos celulares e outros materiais que serão submetidos a perícia técnica.
Investigação
De acordo com as investigações, o grupo atuava de forma estruturada e ramificada, utilizando identidades falsas, contas de e-mail e perfis em redes sociais para aplicar fraudes eletrônicas, estelionatos e lavagem de dinheiro.
Veja o vídeo da operação:
Os criminosos criavam contas em aplicativos de mensagens com imagens e informações públicas de parlamentares e, a partir delas, entravam em contato com familiares dos deputados, dizendo que estavam em situação de emergência — como acidentes ou problemas de saúde — para solicitar transferências bancárias imediatas, sobretudo via Pix.
O uso indevido da imagem de autoridades conferia credibilidade ao golpe, tornando mais fácil convencer as vítimas a realizar os pagamentos sem questionar a veracidade dos pedidos. Os envolvidos podem responder por falsa identidade, estelionato mediante fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.