Governistas comemoram julgamento de Bolsonaro: “Dia histórico”

Governistas e políticos aliados ao presidente Lula (PT) repercutem nesta terça-feira (2/9), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados por tentativa de golpe de Estado. O julgamento teve início nesta manhã, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Nas redes sociais, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT, na imagem em destaque), disse que “O Brasil tem hoje um encontro marcado com a democracia. O julgamento da ação penal do golpe pelo Supremo Tribunal Federal marca o fim de um ciclo histórico”, comemorou.
Leia também
-
Brasil
Moraes sobre julgamento de Bolsonaro: “Corte não aceitará coações”
-
Brasil
Líder do PT acompanha julgamento de Bolsonaro no STF
-
Brasil
Trama golpista: STF inicia julgamento de Bolsonaro e sete réus; siga
-
Negócios
Dólar abre em alta com PIB do Brasil e julgamento de Bolsonaro no STF
O Brasil tem hoje um encontro marcado com a democracia. O julgamento da ação penal do golpe pelo Supremo Tribunal Federal marca o fim de um ciclo histórico, em que permaneciam impunes os que atentavam contra o estado de direito e os governos eleitos pelo povo em nosso país. Todos…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) September 2, 2025
O ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula e deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) também usou as redes sociais para demonstrar satisfação com o julgamento. Em sua conta no X (antigo Twitter), Pimenta afirmou que “Ele [Bolsonaro] está sendo julgado por liderar uma organização criminosa armada, planejar um golpe de Estado, atacar a democracia e até cogitar assassinatos”.
Bolsonaro não está sendo julgado por “vandalismo”!
Ele está sendo julgado por liderar uma organização criminosa armada, planejar um golpe de Estado, atacar a democracia e até cogitar assassinatos.
• @ptbrasil pic.twitter.com/ony3Wat33d
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) September 2, 2025
Já o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE, na imagem em destaque), também reforçou que o julgamento do ex-presidente será um dia histórico para a democracia brasileira. “Dia histórico para a democracia brasileira. Dois momentos marcam a história da democracia. A promulgação da Carta em 1988 e hoje o julgamento do comando golpista de 8 de janeiro de 2023”, publicou no X.
Dia histórico para a democracia brasileira. Dois momentos marcam a história da democracia. A promulgação da carta em 1988 e hoje o julgamento do comando golpista de 08 de janeiro de 2023.
— José Guimarães (@guimaraes13PT) September 2, 2025
Além dos aliados políticos de Lula, internautas apoiadores do presidente subiram a hashtag “Bolsonaro Condenado”, que ficou em primeiro lugar nos trending topics do X, na manhã desta terça, acima da hashtag #BolsonaroFree, que até o momento da publicação desta matéria se encontrava na segunda posição na rede social.
O julgamento de Bolsonaro acontece nesta terça. Ele é julgado junto com aliados por envolvimento na trama golpista. Além de tentativa de golpe de Estado, eles são acusados de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União.