Haddad: rico vai pagar mais barato na carne com reforma tributária

Haddad: rico vai pagar mais barato na carne com reforma tributária

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (24/9) que o rico vai pagar mais barato na carne bovina em decorrência da aprovação da reforma tributária. Para ele, é preciso celebrar todas as conquistas aprovadas com base no diálogo.

Com isso, o ministro avaliou que é preciso que os parlamentares aprovem a Medida Provisória (MP) nº 1.303/2025, alternativa ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para fechar as contas públicas em 2025 e 2026.

“Sobre a MP 1.303, é importante a aprovação da medida para não afetar o orçamento, machucando inclusive o agro, que pode ter um plano safra menor”, disse Haddad durante uma audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

Ele disse ainda que, caso a medida não seja aprovada, o orçamento será atingido, o que pode causar impactos até nos pagamentos de emendas.

Preço dos alimentos

Questionado sobre os preços dos alimentos, Haddad alegou que, quando o arroz estava a quase R$ 40 no mercado, o país entrou em desespero. “Hoje, quando vou ao mercado e vejo que o arroz está R$ 15, eu, como ministro da Fazenda, fico feliz”, destacou.

Com relação às queixas dos deputados sobre a MP de socorro ao Rio Grande do Sul, atingido por enchentes em 2024, Haddad avaliou que o governo não tem problema em rever as medidas para favorecer a população.

De acordo com o ministro, a Fazenda desconhece os problemas de concessão de crédito enfrentado pelos pequenos produtores, mas isso deve ser motivo de reuniões nas próximas semanas para entender quais são as possíveis causas do problema.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *