Inmet: 9 estados têm alerta laranja para tempestades. Saiba quais

Inmet: 9 estados têm alerta laranja para tempestades. Saiba quais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (6/11), alerta laranja para tempestades, chuvas intensas, acúmulo de água e ventos costeiros que atingem nove estados do país. O primeiro aviso de perigo por risco de tempestade é válido para o sul do Paraná e os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A previsão indica “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo”. O alerta vale até às 10h desta sexta-feira (7/11).

O Inmet destaca ainda o “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos” nessas áreas.

O segundo alerta, também por tempestade, atinge Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais e Goiás. Para esses estados, o instituto prevê as mesmas condições climáticas, com “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo”. O aviso também é válido até às 10h desta sexta.

2 imagensO segundo alerta, também por tempestade, atinge Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais e Goiás.Fechar modal.1 de 2

O primeiro aviso de perigo por risco de tempestade é válido para o sul do Paraná e os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Reprodução/Inmet2 de 2

O segundo alerta, também por tempestade, atinge Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais e Goiás.

Reprodução/Inmet

Leia também
  • Brasil

    Onda de ar frio em novembro avançará em diferentes estados. Veja datas
  • São Paulo

    Chuva e frio voltam a SP após fim de semana de calor. Veja quando
  • São Paulo

    Outubro registra frio mais intenso em 11 anos na capital paulista
  • São Paulo

    Virada do tempo: chuva e frio voltam a SP nesta semana. Veja quando

Orientações

Nos dois casos, o Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.

O órgão recomenda também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para prevenir danos.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *