Japão: diretor de gigante de bebidas renuncia por suposto uso de droga

O diretor-executivo da Suntory, gigante japonesa do setor de bebidas e uma das empresas mais tradicionais do país asiático, anunciou nesta terça-feira (2/9) sua renúncia ao cargo. Takeshi Niinami está sendo investigado por suposto porte de droga ilegal.

Em entrevista coletiva, o presidente da Suntory, Nobuhiro Torii, disse que a companhia aceitou a renúncia de Niinami e está à procura de um substituto.

Ainda não há informação sobre qual tipo de droga foi encontrada com o agora ex-diretor da Suntory. A investigação teve início no mês passado, e as autoridades não divulgaram maiores detalhes sobre o caso.

A imprensa local informou que a droga poderia ser um “suplemento” adquirido por Niinami que é ilegal no Japão. A Suntory é conhecida por seus uísques e refrigerantes, mas também produz suplementos.

Niinami, de 66 anos, era diretor-executivo da empresa desde 2014.

Leia também
  • Negócios

    Nestlé demite CEO flagrado em relacionamento secreto com funcionária
  • Negócios

    Com ações em queda, gigante de alimentos se dividirá em duas empresas
  • Negócios

    Dólar avança com PIB do Brasil e julgamento de Bolsonaro. Bolsa recua
  • Negócios

    Ações da China voltam a cravar máxima em 10 anos. Bolsas da Ásia sobem

“Ele era um líder dinâmico e decisivo, por quem tenho grande respeito. Durante uma década de sua liderança, tanto lucros quanto vendas cresceram de forma expressiva”, afirmou Torii, na entrevista.

Segundo o presidente da Suntory, Niinami “contribuiu decisivamente” para o crescimento da empresa na última década, mas sua saída era “inevitável” por causa de “políticas de governança interna” da companhia.

“Independentemente de ele ser considerado inocente ou culpado, achamos que ele não é mais adequado para o cargo”, reforçou o vice-presidente da Suntory, Kenji Yamada.

Empresa tradicional

A Suntory é uma multinacional japonesa que atua na fabricação de cerveja e destilação. Fundada em 1889, a companhia é uma das mais antigas na distribuição de bebidas alcoólicas no Japão e uma das maiores do mundo no setor.

O anúncio da saída de Niinami ocorreu após o fechamento do mercado nesta terça-feira. As ações da Suntory negociadas na Bolsa de Valores de Tóquio terminaram o pregão em alta de 2,9%.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *