Lula autoriza consultas sobre uso da lei de reciprocidade contra os EUA após tarifaço

Lula autoriza consultas sobre uso da lei de reciprocidade contra os EUA após tarifaço

Lula determinou que o Itamaraty faça consultas Ricardo Stuckert/PR – 13.8.2025 Fontes do Itamaraty dizem que processo é complexo e pode se e…

Lula determinou que o Itamaraty faça consultasRicardo Stuckert/PR – 13.8.2025

Fontes do Itamaraty dizem que processo é complexo e pode se estender por até sete meses

Segundo apuração da reportagem, Lula determinou que o Itamaraty acione a Camex (Câmara de Comércio Exterior) para investigar a aplicação da tarifa americana e tomar as providências cabíveis. Fontes diplomáticas afirmam que o processo é complexo, envolve prazos formais, consultas técnicas e possibilidade de negociação, podendo se estender por até sete meses.

“É um processo longo, com prazos, consultas e chance de negociação. Não é uma medida unilateral logo de cara. Seis, sete meses, dependendo do andamento”, disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores.

A tarifa de 50% imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, foi anunciada em 9 de julho e passou a valer em 6 de agosto.

A princípio, todos os produtos brasileiros comprados pelos Estados Unidos seriam taxados. No entanto, ao oficializar a medida, Trump deixou 694 itens de fora da tarifa extra.

Uma semana depois da vigência da tarifa, o governo anunciou um plano de contingência — batizado de Plano Brasil Soberano — para socorrer os setores mais afetados.

A medida prevê a manutenção de empregos, a devolução de parte dos impostos pagos pelas empresas e a compra, pelo governo, de alimentos perecíveis para o consumo em escolas, hospitais e nas Forças Armadas.

Brasília|Natália Martins, da RECORD, e Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
28/08/2025 – 21h04 (Atualizado em 28/08/2025 – 21h31)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *