Lula deve decidir rápido sobre substituto de Barroso, dizem fontes

Lula deve decidir rápido sobre substituto de Barroso, dizem fontes

Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que a escolha do substituto do ministro Luiz Roberto Barroso, que anunciou sua aposentadoria nesta quinta-feira (9), não deve demorar.

O Palácio do Planalto já vinha sendo informado de que Barroso pretendia antecipar sua saída do STF (Supremo Tribunal Federal), e o processo sucessório começou a ser discutido reservadamente há algumas semanas.

Com a saída confirmada, o Supremo ficará com dez ministros a partir da próxima semana, até que Lula indique e o Senado aprove o novo integrante. A expectativa no Congresso é de que o presidente encaminhe o nome ainda em outubro, para que a sabatina ocorra antes do recesso parlamentar.

Barroso completará 66 anos em março de 2026 e poderia permanecer no cargo até os 75, idade-limite prevista pela Constituição.

Segundo interlocutores, ele decidiu antecipar a aposentadoria por motivos pessoais e por considerar que já cumpriu um ciclo no tribunal — aonde chegou em 2013, indicado pela então presidente Dilma Rousseff (PT).

No Planalto, o nome mais forte hoje é o do advogado-geral da União, Jorge Messias, aliado próximo de Lula e figura central em pautas jurídicas do governo. Messias foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil no governo Dilma e participou da estratégia de defesa do presidente nos processos da Lava Jato.

Outros dois nomes também são citados nos bastidores: o do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), visto como opção política capaz de facilitar a aprovação no Congresso; e o do ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, que mantém boa interlocução com diferentes alas do governo e já foi cotado em outras oportunidades para o Supremo.

Lula fará sua terceira indicação ao STF desde o início do terceiro mandato, já tomaram posse Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Por Por Brasília

Fonte CNN Brasil

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *