Lula diz que não tem relação com Trump: “Ele nunca quis conversar”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (17/9), em entrevista à BBC News Internacional, que não tem nenhuma relação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que nunca tentou telefonar para o republicano porque “ele nunca quis conversar”.
Segundo Lula, as tarifas impostas pelos EUA ao Brasil foram anunciadas de maneira unilateral, sem comunicação formal a Brasília. “Eu fiquei sabendo pelos jornais aqui no Brasil. Nem o meu Ministério das Relações Exteriores recebeu [aviso]. Foi uma coisa taxada simplesmente de uma pessoa que não quer conversar, não quer dialogar. Não é comigo, não. É com ninguém”, declarou.
Líder brasileiro ainda disse que manteve relação com outros líderes norte-americanos, como George W. Bush, Barack Obama e Joe Biden, mas que Trump “não quis conversar” com o Brasil em nenhum momento.
O petista afirmou, no entanto, estar aberto ao diálogo: “Quando eles quiserem conversar, o Brasil está pronto. E com o Trump, na hora que ele quiser, eu estou disposto a conversar.”
Leia também
-
Brasil
Lula sobre julgamento de Bolsonaro: “Tem provas concretas”
-
Brasil
Lula diz que vetará anistia a Bolsonaro se Congresso aprovar
Defesa da soberania
Durante a entrevista, Lula destacou que negociações comerciais e econômicas são possíveis, mas que a democracia e a soberania brasileira não entram em pauta.
“O que não tem negociação é a questão da soberania nacional. A nossa democracia e a nossa soberania não estão na mesa de negociação. Ela é nossa, é do povo brasileiro. E aqui mandamos nós.”
Ataques de Trump ao Brasil
O republicano intensificou críticas ao governo brasileiro nas últimas semanas. No início de setembro, acusou a gestão Lula de se tornar uma “esquerda radical” que estaria prejudicando o país. “Estamos muito chateados com o Brasil. Nós os tarifamos muito alto porque eles estão fazendo algo muito infeliz”, disse, em entrevista na Casa Branca.
Três semanas antes, Trump já havia classificado o Brasil como “um parceiro comercial horrível” e alegado que o país impõe “tarifas enormes” contra produtos norte-americanos.
6 imagens
Fechar modal.
1 de 6
O presidente Lula
Breno Esaki / Metrópoles2 de 6
O presidente Lula
3 de 6
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Pronunciamento à nação, no Palácio do Planalto
Ricardo Stuckert / PR4 de 6
Arte/Reprodução5 de 6
6 de 6
Lara Abreu / Arte Metrópoles