Mais câmeras são instaladas para monitorar presença de onças na Fercal
Agentes do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) instalaram mais câmeras, nesta terça-feira (9/9), para monitorar a presença de onças-pintadas na região da Fercal.
Além dos equipamentos, durante a inspeção, foram encontradas marcas de unhas em uma carcaça de animal localizada nas proximidades, sendo uma de grande porte e outra menor, indícios que reforçam a circulação do felino.
Leia também
-
Distrito Federal
Onça invade sítio, mata 2 bezerros e uma vaca, e continua à solta no DF
-
Distrito Federal
Zoo de Brasília prepara retorno da onça-parda Farofa à natureza
-
Distrito Federal
Onça continua à solta no DF e mata mais dois bezerros
-
Distrito Federal
Vídeo: agentes do BPMA acham pegadas de onça próximas a chácara
A operação contou com a participação de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e foi realizada com apoio do Batalhão de Policiamento Militar Ambiental (BPMA) e do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC).
As equipes do BPMA realizaram patrulhamento preventivo e ostensivo para assegurar a integridade física das pessoas e coibir crimes ambientais, como a caça ao animal.
Entenda
O monitoramento é motivado por dois ataques recentes. O primeiro ocorreu na noite de quarta-feira passada (3/9), quando dois bezerros e uma vaca leiteira no Sítio Recanto da Paz foram mortas pelo felino na propriedade do publicitário Cid Marques Faria, que mantém um pequeno rebanho no local, que é voltado à produção de cachaça.
O segundo ataque aconteceu nessa segunda-feira (8/9), na mesma propriedade, e resultou na morte de mais dois bezerros. A suspeita das autoridades é que o ataque tenha ocorrido por um ou dois grandes felinos, com base nas marcas deixadas nas presas e pegadas encontradas no local.