Massa de ar frio derruba temperaturas pelo Brasil nesta sexta (5/9)

Massa de ar frio derruba temperaturas pelo Brasil nesta sexta (5/9)

A sexta-feira (5/9) começa com frio no Sul do país, inclusive com geadas em áreas da Campanha gaúcha e da Serra, em razão da primeira massa de ar frio do mês de setembro, chamada de primavera meteorológica.

Ao longo do fim de semana, o resfriamento também deve alcançar parte do Sudeste e do Centro-Oeste, embora com menos intensidade. De acordo com a Climatempo, setembro terá períodos de calor, como os que ocorreram nesta primeira semana, com máximas elevadas em capitais como São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), mas também registrará quedas bruscas quando frentes frias como a de agora avançarem pelo país.

Justamente por causa do avanço da frente fria, há risco de temporais ao longo do dia no oeste catarinense e no sudoeste paranaense, com raios e rajadas de vento.

Confira a previsão do tempo em cada região: 

Termômetros baixam no Sul e Sudeste

No Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS) terá uma sexta gelada: mesmo com períodos de sol, as máximas não devem passar de 15°C nesta sexta, bem abaixo da média histórica de setembro, que gira em torno de 23°C. Na Serra e nos Aparados, a tarde promete ser ainda mais fria, com registros entre 5 °C e 8 °C. Em cidades como Pinheiro Machado e Pedras Altas, no sul gaúcho, há chance de mínimas negativas no sábado (6/9).

Em Curitiba (PR), a tarde deve ser marcada por chuva e queda de temperatura, após uma manhã ainda mais amena. No Sudeste, boa parte da sexta será ainda quente e ensolarada. Em São Paulo (SP), a máxima pode alcançar 27°C antes da chegada dos ventos frios à noite, que trazem aumento de nuvens e garoa.

Já no final de semana, Porto Alegre (RS) terá mínimas entre 8°C e 9°C no amanhecer de sábado (6). No domingo (7), a temperatura sobe levemente, antes da volta da chuva prevista para a segunda-feira (8).

Em Curitiba (PR), o sábado será gelado, com máximas ao redor de 13°C. O domingo mantém o clima úmido e frio, com valores de 15°C à tarde. Já Florianópolis (SC) alterna chuva e nuvens passageiras, mas também com queda acentuada nos termômetros.

No Rio de Janeiro (RJ), o dia começa abafado, com 32°C previstos, mas já sob influência de rajadas que podem passar dos 50 km/h na Baixada Fluminense. Vitória (ES) permanece sob sol forte e calor, enquanto Belo Horizonte (MG) também terá tempo firme, mas com queda da umidade relativa do ar à tarde.

Centro-Oeste quente e seco

No Centro-Oeste, a influência da frente fria chega de forma tímida, trazendo apenas uma leve queda nos termômetros em Mato Grosso do Sul no fim de semana.

Em Campo Grande (MS), a sexta-feira (5) deve ser de sol com muitas nuvens, mínima em torno de 21°C e máxima de 33°C. O sábado (6), porém, terá um leve refresco: o amanhecer deve registrar 16 °C e a máxima prevista não vai passar de 31°C. No domingo (7), o calor retorna com força, com 36°C à tarde, e na segunda-feira (8) a expectativa é de até 37°C.

Em Cuiabá (MT), o padrão também é de tempo firme. A sexta tem mínima de 23°C e máxima de 32°C, sob céu parcialmente nublado. O sábado começa mais fresco, com 19°C pela manhã, e alcança 30°C à tarde. Já no domingo, o calor reaparece com 35°C.

Já Brasília (DF) segue em linha com o tempo seco e ensolarado típico da estação. Nesta sexta, o Distrito Federal terá mínima de 15°C e máxima de 29°C. O sábado deve esquentar um pouco mais, com 31°C à tarde, e o domingo mantém valores próximos a 30°C. Na região, a umidade relativa do ar continua baixa, entre 27% e 35%, em faixa de atenção.

Em Goiânia (GO), o calor também predomina. A sexta deve registrar mínima de 19°C e máxima de 31°C, com muitas nuvens, mas sem chuva. No sábado, os termômetros podem alcançar 33°C.

Chuva volta ao Nordeste

Na região Nordeste do país, a circulação de ventos úmidos que sopram do mar deve continuar estimulando a formação de nuvens carregadas ao longo desta sexta-feira (5).

As pancadas tendem a ocorrer em pontos da faixa litorânea entre Aracaju (SE) e a Paraíba, intercaladas por períodos de sol, mas com risco de chuva mais intensa em capitais como Maceió (AL) e Recife (PE), onde os volumes podem ser mais elevados e acompanhados de rajadas moderadas.

Em Salvador (BA), a variação entre sol e pancadas rápidas também segue presente, com mínima em torno de 20°C e máxima de 30°C, cenário que se repete ao longo do fim de semana.

Em Recife (PE), a sexta deve ser marcada por precipitações mais expressivas, com temperaturas variando de 21°C a 29°C. O sábado mantém a instabilidade, mas o domingo aponta uma leve redução de máximas, próximas de 27°C, mas ainda com chuva passageira.

Em João Pessoa (PB), o padrão também será de sol entre nuvens e pancadas em diferentes períodos do dia, com termômetros entre 23°C e 27°C.

No Norte do país, núcleos de instabilidade seguem concentrados entre Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Nessas áreas, as pancadas devem ocorrer de forma moderada a forte, acompanhadas de raios e trovoadas em alguns pontos.

Em Manaus (AM), a sexta será de alternância entre sol e chuva, com máximas de 32°C. Em Boa Vista (RR), os temporais permanecem frequentes até o início da próxima semana, sempre com sensação de ar úmido.

No Pará e no Tocantins, o tempo deve permanecer firme, com sol predominante, calor elevado e umidade relativa do ar em queda acentuada à tarde. Belém (PA), no entanto, pode registrar pancadas no fim de semana, com máximas próximas de 32°C. Já Macapá (AP) deve variar entre dias firmes e pancadas isoladas, principalmente a partir de segunda-feira (8).

 

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *