Monte Everest: resgate de alpinistas presos após nevasca chega ao fim

A operação de resgate aos últimos 200 alpinistas que estavam presos no Monte Everest após uma forte nevasca chegou ao fim nessa terça-feira (7/10). Centenas de pessoas haviam sido resgatadas desde sábado (4/10).

As equipes de resgate trabalharam por três dias para retirar turistas, moradores e guias locais que haviam sido surpreendidos pelo mau tempo durante o feriado da Semana Dourada na China.

Segundo a agência estatal Xinhua, até o fim dessa terça-feira, 580 caminhantes e 300 moradores locais e guias haviam sido evacuados com segurança para a cidade tibetana de Qudang. Um grupo final de 12 pessoas foi resgatado com a ajuda de equipes que distribuíram alimentos, remédios, oxigênio e roupas de frio.

Leia também
  • Mundo

    Nevasca no Monte Everest: 200 pessoas aguardam resgate
  • Mundo

    Quase mil pessoas ficam presas no Everest por causa de nevasca
  • Ciência

    Curiosidades sobre como é escalar o Everest, a maior montanha do mundo
  • Mundo

    Sepultados na altura: os casos de mortos esquecidos no gelo do Everest

A nevasca começou na noite de sexta-feira (3/10) e se intensificou ao longo do sábado (4/10), cobrindo de branco o remoto Vale do Karma, a mais de 4 mil metros de altitude. No domingo (5/10), cerca de 350 turistas foram conduzidos a um ponto seguro, segundo as autoridades chinesas.

Do outro lado da fronteira, o Nepal sofre com chuvas intensas. As precipitações na região provocaram deslizamentos de terra e inundações e deixaram pelo menos 47 pessoas mortas desde sexta-feira, segundo autoridades locais.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *