Moraes autoriza visita de Arthur Lira a Bolsonaro em prisão domiciliar

Moraes autoriza visita de Arthur Lira a Bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou a visita do deputado Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto. O pedido para que Lira o visitasse foi apresentado na tarde desta segunda-feira (1º/9).

Ao Metrópoles, o deputado confirmou que solicitou a visita ao ex-presidente. A visita, segundo Moraes, deve ocorrer até as 18h desta segunda.

Conforme determinação do ministro, deverão ser realizadas vistorias nos habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da residência do ex-presidente — medida que já havia sido aplicada nesta segunda à senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Visitas

Antes da decisão efetiva, o ex-chefe do Executivo já estava submetido a medidas cautelares impostas pelo STF, como a proibição de deixar o país, uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar noturno (das 19h às 6h), e em período integral nos fins de semana e feriados.

A prisão foi decretada por Moraes, em virtude do descumprimento de cautelar imposta anteriormente. O ex-presidente também estava proibido de utilizar as redes sociais de forma direta ou por intermédio de terceiros, mas acabou violando a regra, ao participar por videochamada da manifestação pró-anistia do dia 3 de agosto. O vídeo do momento foi compartilhado pelo filho nas redes, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Quem não é da família do ex-presidente precisa de aval do STF para realizar visitas. Até agora, apenas um pedido foi negado: o do deputado Gustavo Gayer (PL-GO). Moraes rejeitou a solicitação porque o parlamentar é alvo de um inquérito sigiloso em andamento na Corte, ligado a investigações envolvendo Bolsonaro.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *