Morre aos 100 anos Clara Charf, viúva de Carlos Marighella

Morre aos 100 anos Clara Charf, viúva de Carlos Marighella

A ativista de esquerda Clara Charf, ex-companheira do guerrilheiro e político Carlos Marighella, morreu, nesta segunda-feira (3/11), aos 100 anos.

Clara iniciou a trajetória de ativismo e militância aos 21 anos, quando se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1946.

Durante a ditadura militar, após o assassinato de Marighella, em 1969, Clara foi exilada do Brasil e passou a viver em Cuba. Ao retornar ao país, 10 anos depois, ajudou na construção do Partido dos Trabalhadores (PT) e se filiou à sigla.

Nascida em 17 de julho de 1925, a ativista completou 100 anos em 2025.

Quem era Carlos Marighella

Nascido em Salvador (BA), Carlos Marighella foi um ativista de esquerda, conhecido por ter sido um dos principais organizadores da luta armada contra o regime militar no Brasil. Marighella foi um dos fundadores do movimento armado Ação Libertadora Nacional (ALN).

Marighella foi eleito deputado federal pela Bahia em 1946, e ficou no cargo até ter seu mandato cassado em 1948, quando seu partido, o PCB, foi colocado na ilegalidade novamente.

Em 1969, Marighella foi assassinado em São Paulo, em uma emboscada realizada por agentes do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *