Na ONU, Coreia do Norte diz que nunca abandonará armas nucleares

Na ONU, Coreia do Norte diz que nunca abandonará armas nucleares

Durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, a Coreia do Norte disse que nunca abandonará seu programa nuclear, e acusou os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão de ameaçarem a estabilidade regional. O posicionamento foi expresso pelo vice-chanceler norte-coreano, Kim Son-gyong, em discurso nesta segunda-feira (29/9).

“Nós nunca abriremos mão da nuclearização, que é nossa lei de estado, política nacional e de soberania, bem como do direito à existência”, disse o diplomata da Coreia do Norte. “Em nenhuma circunstância jamais abandonaremos esta posição”.

De acordo com Son-gyong, o posicionamento se dê por conta da a aliança entre EUA, Coreia do Sul e Japão, e dos exercícios militares conjuntos entre Washington, Seul e Tóquio, que ameaçam a tranquilidade na península coreana — e representa uma ameaça, direta, a existência da Coreia do Norte.

O discurso do vice-chanceler norte-coreano, em Nova York, marcou o retorno de autoridades da Coreia do Norte do primeiro escalão ao plenário da Assembleia Geral da ONU. Desde 2018, o país liderado por Kim Jong-un era representado pelo embaixador permanente do país nas Nações Unidas.

Ainda que simbólico, o envio de uma delegação de alvo nível aos EUA representa uma sinalização positiva de Kim à Trump.

Desde que reassumiu a Casa Branca, o presidente republicano tem mostrado o desejo de retomar o diálogo com a Coreia do Norte, uma das nove nações que possuem armas nucleares em seus arsenais.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *