Netanyahu ordena saída de civis de Gaza: “Vocês foram avisados”

Netanyahu ordena saída de civis de Gaza: “Vocês foram avisados”

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez um novo alerta nesta segunda-feira (8/9) aos moradores da Cidade de Gaza, alertando-os que deixem a região, em antecipação a uma ofensiva terrestre do Exército israelense. Em discurso em vídeo divulgado por seu gabinete, o líder israelense disse que os recentes bombardeios e destruições de prédios altos no território palestino antecedem uma operação mais intensa.

“Agora, tudo isso é apenas uma introdução, apenas um prelúdio, para a principal e intensa operação — uma manobra terrestre de nossas forças, que agora estão se organizando e se reunindo na Cidade de Gaza”, afirmou.

Em tom de alerta, Netanyahu reforçou:

“E então eu digo aos moradores de Gaza: estou aproveitando esta oportunidade, e ouçam-me com atenção: vocês foram avisados. Saiam daí!”.

Ataque em Jerusalém

A declaração ocorre horas depois de um ataque a tiros contra um ônibus em Jerusalém, que deixou seis mortos e ao menos 12 feridos em estado grave.

Segundo autoridades, havia cerca de 20 passageiros no veículo no momento da ação. Os dois atiradores foram mortos no local por um soldado de folga e civis armados.

Mais cedo, Netanyahu havia condenado o episódio e prometido respostas mais duras contra os inimigos de Israel. “Estamos em uma guerra intensa contra o terrorismo em várias frentes: em Gaza, na Judeia e Samaria, no Líbano e no Irã, que apoia todos eles. Atualmente, estamos em perseguição e cercando os assassinos do ataque desta manhã. Capturamos todos que os ajudaram e tomaremos medidas ainda mais severas”, disse.

A polícia israelense prendeu um homem suspeito de envolvimento no atentado. De acordo com o jornal Times of Israel, ele teria dado cobertura aos dois atiradores.

A agência de segurança Shin Bet informou que o suspeito já era monitorado por tentar ajudar palestinos a residirem ilegalmente em Israel.

Prédio derrubado pelo 4º dia seguido

Enquanto isso, na Faixa de Gaza, os ataques se intensificaram. Ainda nesta segunda-feira, Israel derrubou um arranha-céu de 12 andares no centro da Cidade de Gaza, o quarto prédio de grande porte destruído em quatro dias consecutivos. O edifício, conhecido como Al-Roya 2, abrigava dezenas de famílias deslocadas pela guerra.

Três horas antes da explosão, o Exército israelense havia ordenado a evacuação do local e das tendas montadas ao redor. Em nota, as Forças de Defesa de Israel afirmaram que o Hamas utilizava a estrutura para coletar informações e armazenar explosivos.

“O prédio foi usado durante toda a guerra para planejar e promover ataques terroristas contra as forças das IDF”, disse o comunicado.

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, já havia prometido que “uma enorme tempestade de furacão” atingiria Gaza nesta segunda.

1 de 5

Tiroteio deixou cinco mortos em Jerusalém

Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images

2 de 5Reprodução/ Redes sociais
3 de 5

Israel bombardeia e derruba uma das torres mais altas de Gaza; vídeo

Reprodução/Redes sociais

4 de 5

O Edifício Sussi era o segundo arranha-céu da Cidade de Gaza

Reprodução/Redes sociais

5 de 5Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *