Oposição celebra voto de Fux, mas lamenta que ele não pediu vista

Oposição celebra voto de Fux, mas lamenta que ele não pediu vista

Líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalvante disse, nesta quarta-feira (10/9), que o voto do ministro Luiz Fux no âmbito do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro é um “voto muito bem vindo”, mas que o ministro decepcionou a principal expectativa de um pedido de vista.

“O voto do ministro Fux foi um voto técnico, jurídico, mas a nossa principal expectativa seria um pedido de vista, que, como ele já está votando, acho pouco provável que ele peça vista”, disse Sóstenes Cavalcante (PL)

Sóstenes comentou que a oposição apostava que pedido de vista iria dar à defesa “um prazo maior para continuar trabalhando”. Ainda assim, ele reafirmou o elogio à Fux dizendo que “é um voto muito bem-vindo pela tecnicidade e amplitude jurídica que ele deu ao voto”.

O líder do PL afirmou acreditar que a única saída para a questão é pela anistia, e disse não acreditar que o laudo pericial apresentado por Flávio Bolsonaro (PL) contra o ministro Alexandre de Moraes terá algum impacto no julgamento. “É um julgamento político, e não jurídico”, completou Sóstenes.

A data de tramitação do PL da Anistia no Congresso ainda está em aberto, mas o Sóstenes diz acreditar que o projeto será pautado na próxima semana, após a finalização do julgamento. Ele se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) depois do Colégio de Líderes dessa terça-feira (9/9) para discutir o tema.

Voto de Fux

Em seu voto nesta quarta-feira (10/9), Fux acatou diversas preliminares apresentadas pelas defesas. Entre elas, a que pedia a incompetência da Corte e da Primeira Turma para julgar os réus.

O magistrado é o terceiro a votar no julgamento da trama golpista, que tem placar de 2 x 0 pela condenação de Bolsonaro e mais sete réus com os votos dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *