Lula Marques/Agência Brasil – 2.6.2025 Fórum vai durar até quinta; reuniões entre parlamentares mulheres e debates sobre relações exteriores…
Lula Marques/Agência Brasil – 2.6.2025
Fórum vai durar até quinta; reuniões entre parlamentares mulheres e debates sobre relações exteriores marcam 1º dia
Além do Brasil, entre as delegações confirmadas estão as dos países membros do grupo: África do Sul, China, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, Índia, Indonésia, Irã, Egito e Rússia. Países parceiros do Brics, como Belarus, Bolívia, Cuba, Nigéria e Cazaquistão, também vão enviar representantes para o evento.
Alguns dos países convidados possuem um sistema bicameral, com duas casas legislativas, a exemplo do Brasil. Assim, o número de delegações já confirmadas (18) ultrapassa o de nações representadas.
O Brics é composto por 11 países e atua como um fórum de articulação político-diplomática e de cooperação do “sul global”.
O encontro do grupo deve marcar um avanço na consolidação da cooperação entre os países membros, reafirmando o compromisso dos Poderes Legislativos.
Eventos do primeiro dia
Neste primeiro dia, os eventos do fórum serão divididos em uma reunião de mulheres parlamentares do Brics e uma reunião de presidentes de comissões de Relações Exteriores dos parlamentos que compõem o bloco.
O evento com mulheres parlamentares vai discutir temas como:Mulheres na era da inteligência artificial: entre a proteção de direitos e inclusão feminina na economia digital;
Fortalecendo as mulheres para enfrentar a crise climática: perspectivas do Brics;
Construindo o futuro: as mulheres parlamentares e a agenda Brics 2025.
O grupo de mulheres ainda vai debater sobre o intercâmbio com o Banco dos Brics, com o tema “Mulheres como agentes e beneficiárias de financiamentos”.
Relações Exteriores
Os presidentes das comissões de Relações Exteriores vão participar de três sessões de trabalho para discutir:
Fortalecimento do comércio do Brics;
Promoção de investimentos e transferência de tecnologia para um desenvolvimento sustentável;
Instrumentos financeiros para tornar o bloco mais sustentável e resiliente.