Patricia Poeta faz homenagem a Luis Fernando Verissimo: “Genialidade”

Patricia Poeta faz homenagem a Luis Fernando Verissimo: “Genialidade”

Luis Fernando Verissimo, além de consagrado cronista, cultivava uma admiração bem-humorada por Patrícia Poeta desde os tempos em que ela era a “moça do tempo” no Jornal Nacional. Em textos publicados a partir de 2001, o escritor comentava detalhes de suas aparições na TV, como o penteado, a forma de apresentação e até o suposto uso de aliança, sempre com ironia e charme.

Em uma das crônicas, brincou: “Hoje ela está de cabelo preso. Acho que prefiro solto. Máxima de 55 no Rio. Máxima é ela. Ou será mínima? Se for baixinha, é uma grande baixinha.”

A admiração não se limitava ao visual. Verissimo comparava a jornalista a estações do ano, ao pôr do sol e até ao arco-íris, sem deixar de lado a timidez: “E se ela responder? Meu Deus, se ela pedir uma fotografia? Mando aquela minha de cadete, na praça. Como vai saber que é de 1954?”

O escritor chegou a mencionar a criação fictícia da AAPP (Associação dos Adoradores da Patrícia Poeta), relatando com humor a apreensão dos fãs diante da possibilidade de que ela usasse aliança. “Como meu interesse no assunto é puramente estético e, digamos, avuncular, não compartilho da agonia, mas assino o requerimento”, escreveu.

Verissimo também acompanhava os avanços da carreira de Patrícia. Quando ela ganhou mais espaço no Jornal Hoje e, posteriormente, retornou à bancada do Jornal Nacional, não deixou de registrar: “Que bom! Agora teremos poesia todos os dias.”

A própria jornalista lembra com carinho da relação com o escritor. Em entrevista à revista Gente que faz, contou que o conheceu no Programa do Jô, em uma surpresa preparada pelo apresentador: “Eu estava escondida na plateia, quando o Jô me chamou. O coração foi a mil. Era muito tímida, na época. Ele também.”

Em outra ocasião, à revista Quem, revelou ter guardado um texto de Verissimo como lembrança especial: “Ele fez um artigo lindo para mim, recebi no dia do meu aniversário. Esse texto está emoldurado perto do meu closet, ao lado de uma foto minha da época em que era moça do tempo.”

1 de 4

Luis Fernando Verissimo

Divulgação

2 de 4

Patricia Poeta era musa de Luis Fernando Veríssimo

Reprodução

3 de 4

Luis Fernando Verissimo

Foto: © Unesp/Divulgação

4 de 4

Luis Fernando Verissimo

Foto: © Lindomar Cruz/Agência Brasil

Na época casada com o executivo da Globo Amauri Soares, Patrícia brincou sobre a devoção literária do cronista: “Ele diz que Verissimo é o único homem que pode escrever sobre a mulher dele.”

Homenagem a Luis Fernando Verissimo

Nas redes sociais, Patricia Poeta resgatou  vídeo do encontro dela com o escritor, no Programa do Jô. “Senhor das palavras, das ironias sutis, das crônicas que transformavam o cotidiano em poesia e reflexão. O homem que me deu o privilégio e a alegria de ser tema de textos tão belos, tão generosos, tão cheios de carinho”, escreveu a jornalista, que lembrou ele era gaúcho, como ela.

“Luis era meu conterrâneo. Cresci lendo e admirando sua genialidade. Nos aproximamos por meio do inesquecível Jô Soares, que descobriu a admiração que nutríamos um pelo outro — ainda que nunca tivéssemos nos encontrado pessoalmente até aquele momento”, recordou. “Guardo na memória uma cena simples, mas que para mim foi grandiosa: meu pai me contou que foi a uma banca de revistas, procurando uma matéria comigo. Ao perguntar ao jornaleiro, ouviu como resposta: ‘Patrícia Poeta? Aquela do Verissimo?’. Que orgulho imenso ser reconhecida assim. Grande Verissimo…”, relembrou.

Luis Fernando Veríssimo morreu neste sábado (30/8), devido a complicações decorrentes de uma pneumonia.

 



Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *