Pelo 8º mês seguido, vendas da Tesla, de Elon Musk, caem na Europa

As vendas da Tesla, fabricante de veículos elétricos comandada pelo bilionário Elon Musk, recuaram em agosto deste ano na Europa, pelo oitavo mês consecutivo.
Segundo dados divulgados nesta terça-feira (2/9), as vendas da companhia só ficaram acima das expectativas em três países do continente: Espanha, Portugal e Noruega. Nos demais mercados, houve queda, em meio à forte concorrência de empresas chinesas como a BYD.
Na França, por exemplo, as vendas da Tesla registraram uma queda de 47,3% no mês passado, na comparação com o mesmo período de 2024. O mercado geral de automóveis, por sua vez, avançou 2,2%.
Na Suécia, país no qual a comercialização de veículos elétricos teve estabilidade em agosto, o tombo da Tesla foi de 84%. A empresa também registrou queda nas vendas em países como Dinamarca (-42%), Holanda (-50%) e Itália (-4,4%).
A Noruega, país em que praticamente todas as vendas de automóveis novos são de elétricos, foi uma das exceções – a Tesla registrou alta de 21,3% em agosto. A BYD, entretanto, cresceu muito mais: 218%.
Com um número limitado de modelos, a Tesla não lança um novo carro para o mercado de massa desde o Model Y, em 2020.