Piauí lidera ranking de estados mais quentes do Brasil, diz pesquisa
O Piauí é o estado mais quente do país, apontam dados do MapBiomas Atmosfera. A pesquisa, divulgada nessa quarta-feira (5/11), reuniu estudos sobre as condições meteorológicas nacionais de 1985 a 2024, expondo as regiões com temperaturas mais e menos elevadas. No caso do Piauí, foi registrada uma temperatura média anual em torno de 26° C.
Caracterizado pelo clima Tropical e Semiárido, o Piauí é o terceiro maior estado do Nordeste em área territorial, com 251.756,515 km² para 3.281.480 habitantes, tendo uma das menores densidades demográficas do país. Juntamente com outros estados do Norte e Nordeste, como Maranhão (MA) e Roraima (RR), o Piauí está no topo da lista dos estados com maior média de calor do Brasil de 1985 até o ano passsado.
Ainda de acordo com os dados, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Piauí foram os estados que registraram um maior aumento gradativo da temperatura no decorrer dos anos, com taxas variando entre 0,34 e 0,40º C a década.
2 imagens
Fechar modal.

Aumento da temperatura nos estados (1985 – 2024); Entre eles, Piauí é o mais quente
MapBiomas
Taxa de aumento da temperatura média (nos estados)
MapBiomas
Leia também
-
Brasil
Clima quente: nova onda de calor em 2025 começa nesta 5ª; entenda
-
Brasil
Inmet alerta para clima seco e quente em várias regiões; veja previsão
-
Brasil
Crise climática: 2024 tem segundo novembro mais quente da história
-
Brasil
Crise climática: 2024 tem segundo outubro mais quente em 175 anos
Estes estados geralmente estão situado a uma certa distância dos litorais e dos grandes corpos d’ água, o que faz serem afetados pela continentalidade, o que resulta na elevação da temperatura, uma vez que apresença de uma extensa costa litorânea no estado serviria ciomo um regulador térmico.
Isso também explica as menores taxas no aumento de temperatura nos estados localizados ao longo da costa brasileira como Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba com 0,10 a 0,12 ºC/década).
A pesquisa ainda mostra que Santa Catarina (SC) é o estado com a menor temperatura média histórica (1985-2024), que visualmente se aproxima de 18°C, devido ao seu relevo, altitude e influência de massas de ar frio.

