Polícias de GO e DF apreendem 3 toneladas de agrotóxicos contrabandeados da China

Uma operação conjunta entre o Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás (PMGO) e o Batalhão Rural do Distrito Federal apreendeu, nesta quarta-feira (11), cerca de 3 toneladas de agrotóxicos contrabandeados da China.

A ação foi desencadeada após troca de informações de inteligência entre os órgãos de segurança pública. A interceptação ocorreu no município de Acreúna (GO), onde os policiais abordaram uma van que transportava parte da carga ilegal.

Na sequência, as equipes localizaram um depósito clandestino no Distrito Federal, onde o restante do material estava armazenado. No local, também foram encontrados quatro galões de fertilizantes sem licenciamento e sem qualquer identificação.

Segundo a polícia, o responsável pelo galpão não apresentou nota fiscal nem licença para comercialização dos produtos.

De acordo com as investigações, os suspeitos tentavam burlar a fiscalização usando embalagens e documentação adulteradas, apresentando o conteúdo como se fosse sal. No entanto, a perícia confirmou que se tratava de agrotóxicos de uso controlado, introduzidos ilegalmente no país.

As autoridades destacam que esse tipo de produto representa risco ambiental e ameaça à saúde pública, por não passar por controle e regulamentação.

A operação terminou com dois presos e um prejuízo estimado em R$ 2,5 milhões ao crime organizado. A carga e os detidos foram encaminhados à Polícia Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *