Polônia envia 40 mil soldados para a fronteira com Belarus
O governo da Polônia decidiu enviar 40 mil soldados para a fronteira com Belarus, em resposta ao exercício militar entre o país liderado por Aleksandr Lukashenko e a Rússia. A informação foi divulgada pelo vice-ministro da Defesa polonês, Cezary Tomczyk.
A medida surge dias após o incidente envolvendo a invasão do espaço aéreo da Polônia por drones russos, na terça-feira. Tomczyk, porém, afirmou que o envio de tropas para a região já era esperado. Além de poloneses, militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) também devem participar do destacamento.
“A Polônia vem se preparando para as manobras Zapad 2025 há muitos meses”, disse o vice-ministro da Defesa polonês à emissora Polsat News.
Leia também
-
Mundo
Polônia convoca reunião urgente na ONU após ataque de drones russos
-
Mundo
Zelensky: Rússia testa Otan com ofensiva de drones na Polônia
-
Mundo
Chefe da Otan critica ação de drones russos na Polônia: “Imprudente”
-
Mundo
Trump reage à ofensiva de drones russos na Polônia: “Lá vamos nós”
O exercício Zapad 2025 está previsto para acontecer entre os dias 12 e 16 de setembro, em Belarus.
A Rússia trata a atividade algo rotineiro na cooperação militar com o país governado por Lukashenko. A previsão é de que os treinamentos envolvam práticas como resposta a ataques aéreos, combate a grupos de sabotagem inimigos, o uso de armas nucleares e do sistema de mísseis balísticos Oreshnik, informou o Kremlin.
Para a Polônia, contudo, o Zapad 2025 é visto como uma simulação de um possível ataque contra o país — que possui cerca de 400 km de fronteiras com Belarus.