Porta-voz da Casa Branca destaca trecho da fala de Trump sobre Brasil

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, destacou, em postagem nesta terça-feira (23/9), um trecho específico da declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o Brasil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), feita durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU.
Em seu perfil oficial do X (antigo Twitter), Leavitt postou: “Trump alerta que o Brasil ‘fracassará’ sem a parceria dos EUA”, referindo-se à fala de Trump na Assembleia e usando reportagem publicada nos EUA pelo portal de notícias Newsmax sobre o discurso.
Durante sua fala, que teve elogios a Lula mas também críticas ao Brasil, o republicano afirmou que o país não pode ter sucesso sem trabalhar junto com o governo dos EUA.
“O Brasil está indo mal e continuará indo mal. Eles só podem se sair bem quando trabalham conosco. Sem nós, eles fracassarão, assim como outros fracassaram. É verdade”, disse o presidente americano.
Veja a fala completa:
Trump elogiou suas tarifas aplicadas ao Brasil e criticou duramente o governo brasileiro por censura, repressão, corrupção judicial e práticas comerciais consideradas desleais, vinculando essas ações a um suposto ataque à soberania americana por governos anteriores.
“O Brasil agora enfrenta grandes tarifas em resposta aos seus esforços sem precedentes para interferir nos direitos e liberdades de nossos cidadãos americanos”, disse Trump, ressaltando que a medida é uma defesa econômica e estratégica dos EUA.
Leia também
-
Andreza Matais
ONU: Leia íntegra do discurso em que Trump diz ter química com Lula
-
Mundo
Conversa de Lula com Trump será por telefone, diz chanceler brasileiro
-
Mundo
Trump diz que abraçou Lula e que irão conversar na próxima semana
Encontro rápido com Lula e elogios
Donald Trump relatou um breve encontro com Lula nos corredores da ONU. “Eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Nós o vimos e eu o vi. Ele me viu e nos abraçamos. Mas na verdade concordamos que nos encontraríamos na semana que vem”, afirmou Trump.
O republicano descreveu a relação pessoal com o líder brasileiro como positiva: “Ele parece um homem muito agradável, eu gosto dele e ele gosta de mim. E eu gosto de fazer negócios com pessoas que eu gosto. Quando eu não gosto de uma pessoa, eu não gosto, mas tivemos ali esses 30 segundos ali, foi uma coisa muito rápida, mas foi uma química excelente. Isso foi um bom sinal”.
Tarifas e tensão diplomática entre os países
O Brasil enfrenta aumento de tarifas impostas pelos EUA, que chegaram a 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi justificada pelo governo norte-americano como resposta a ações judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar uma trama golpista para tentar se manter no poder após a derrota eleitoral de 2022.
Apesar das críticas, Trump sugeriu que o Brasil poderia prosperar com cooperação mais próxima dos EUA: “Se o Brasil trabalhar conosco, eles prosperarão; se não, não prosperarão”, concluiu ele.
7 imagens
Fechar modal.
1 de 7
.
Chip Somodevilla/Getty Images2 de 7
ONU/Reprodução3 de 7
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em discurso na ONU
ONU/Reprodução4 de 7
Trump discursa na ONU
ONU/Reprodução5 de 7
Presidente Lula discursa na ONU
6 de 7
Lula na Assembleia Geral da ONU, em Nova York
Organização das Nações Unidas7 de 7
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na ONU
Taylor Hill/Getty Images