Programa DF Alfabetizado 2025 abre inscrições para voluntários em nova etapa

Programa DF Alfabetizado 2025 abre inscrições para voluntários em nova etapa

Foto: Mary Mara Leal/SEEDF Inscrições para voluntários do Programa DF Alfabetizado – Saldo Remanescente 2025 estão abertas Estão abertas as …

Foto: Mary Mara Leal/SEEDF

Inscrições para voluntários do Programa DF Alfabetizado – Saldo Remanescente 2025 estão abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa DF Alfabetizado – Saldo Remanescente, edição 2025, promovido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A iniciativa busca voluntários interessados em atuar como alfabetizadores ou tradutores intérpretes de Libras em ações voltadas para a alfabetização de jovens a partir de 15 anos, adultos e pessoas idosas da classe trabalhadora. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de agosto, por meio de formulário eletrônico disponível online.

O programa visa promover o acesso à educação básica em todas as regiões do DF, oferecendo uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 1.600 aos voluntários selecionados. As atividades acontecerão nos turnos da manhã, tarde ou noite, conforme as necessidades da comunidade local. Além disso, os alfabetizadores e coordenadores que já atuam desde o primeiro semestre poderão estender sua participação até dezembro de 2025, mediante assinatura de um Termo Aditivo, condicionada à obtenção de pelo menos 70% de aproveitamento na avaliação do programa.

Para participar do processo seletivo, é necessário atender a alguns critérios: ter 18 anos completos até a data de publicação do edital, ser brasileiro ou estrangeiro legalmente regularizado, possuir diploma ou declaração de conclusão de curso de licenciatura (preferencialmente em Pedagogia), estar quite com a Justiça Eleitoral, apresentar Certificado de Reservista (no caso de candidatos do sexo masculino) e realizar a busca ativa de alunos para formação das turmas. A carga horária mínima semanal é de 15 horas, totalizando pelo menos 240 horas de atividades de alfabetização.

Após o preenchimento do formulário, os candidatos devem enviar todos os documentos exigidos, em um único e-mail com arquivos em formato PDF, até 3 de agosto para o endereço dfalfabetizado.subeb@se.df.gov.br. O cronograma do processo inclui análise e validação das turmas de 28 de julho a 6 de agosto, análise documental de 4 a 8 de agosto, divulgação do resultado preliminar em 11 de agosto, prazo para recursos em 12 de agosto, e publicação do resultado final com assinatura do Termo de Compromisso nos dias 13 e 14 de agosto.

Redação Direto do Congresso 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *