Quarta terá chuvas no Sul, manhã fria e tarde quente no centro do país

Quarta terá chuvas no Sul, manhã fria e tarde quente no centro do país

As chuvas e os ventos fortes devem se intensificar no Sul do Brasil nesta quarta-feira (2/9). A frente fria que atinge a região segue estacionada sobre o estado do Rio Grande do Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por isso, um maior volume de chuva deve chegar ao estado no fim da manhã e avançar sobre todo o território gaúcho ao entardecer.

Os temporais ainda devem chegar ao sul de Santa Catarina. No resto do estado e no Paraná, o tempo deve ficar fechado durante todo o dia, com chuva fraca a moderada, e a temperatura deve ficar entre 25°C e 14°C.

Já o Centro-Oeste ainda deve sofrer com a massa de ar quente e seco que continua atuando na região, e temperaturas mais altas (sobretudo à tarde) e a baixa umidade devem se expandir, chegando ao norte e ao oeste paulista, bem como ao oeste de Minas Gerais, ao longo das divisas com São Paulo e Goiás. Segundo o órgão, também serão afetados o sul e o sudeste do Pará e o sertão nordestino.

Tempo firme

No Sudeste, o tempo deve permanecer firme, mesmo com o grande volume de nuvens. Só deve chover de maneira moderada no leste do Espírito Santo, mas chuvas isoladas também podem acontecer em Vitória (ES), onde os termômetros não devem passar dos 26°C. Nas demais capitais da região, as temperaturas devem seguir a média dos últimos dias: manhãs frias e tardes de maior temperatura.

Em Belo Horizonte (MG), por exemplo, os termômetros devem registrar o dia mais frio da região, com a mínima e a máxima ficando entre 13°C no início da manhã e 25°C no começo da tarde.

No Norte do país, o tempo segue instável em alguns locais como o oeste do Amazonas, o nordeste do Pará, na região da Ilha do Marajó, e em toda a extensão do Acre. No restante da região, o dia vai ser de aumento nas temperaturas e nuvens leves, sem chances de chuva.

A máxima para as capitais do Norte do país deve ficar entre os 33°C, previstos para Macapá (AP), e os 35°C, previstos para Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

Alertas do Inmet

Para esta quarta-feira, o Inmet emitiu 11 alertas meteorológicos que abrangem quase todo o território nacional. O maior deles está relacionado a baixa umidade e que atinge 12 estados. O órgão destaca ainda alertas de perigo para o risco de tempestades e ventos costeiros no Sul do país. Confira:

imagem colorida previsao do tempo 3.9 inmet

A recomendação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *