Quem era Pedro Farah, ator de Os Trapalhões que morreu aos 95 anos

O humorista e ator Pedro Farah, conhecido pelo público como Farnetto, morreu nesta quinta-feira (4/9), no Rio de Janeiro, aos 95 anos. A informação foi confirmada pela filha dele, Ivete Farah.
Com mais de sete décadas de trajetória, Farnetto se tornou um rosto conhecido da televisão brasileira, participando de programas de humor como o Planeta dos Homens e Os Trapalhões.
Quem era Pedro Farah
Pedro José Calil Farah construiu uma carreira marcada pelo humor no teatro, cinema e televisão. Tornou-se nacionalmente conhecido ao viver o copeiro apelidado de “múmia paralítica”, no quadro de Aquiles Arquelau, personagem de Agildo Ribeiro (1932–2018), no programa Planeta dos Homens (1976–1982). Décadas depois, retomou o papel em Zorra Total.
Sua estreia foi no teatro, em 1954, com a peça A Revolta dos Brinquedos. Pouco depois, em 1956, ingressou na TV no programa Teatro do Rio, onde interpretou o Tenente Porfírio.
Ao longo da trajetória, participou de produções marcantes, como Os Trapalhões e novelas da Globo — entre elas Cambalacho, Que Rei Sou Eu?, Paraíso Tropical, Cordel Encantado e Êta Mundo Bom. Também esteve em filmes recentes, como Um Tio Quase Perfeito, Minha Vida em Marte e Os Farofeiros 2.
Além da atuação, Farah se dedicou à cultura em Macaé, no litoral norte fluminense, onde é patrono da Escola de Artes Farah Cultural, espaço voltado para shows e eventos.
Velório
O corpo do ator será velado no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro, na manhã deste sábado (6/9), e depois seguirá para cremação.