Sob pressão de acordo, Hamas devolve mais dois corpos de reféns

O Hamas devolveu os corpos de outros dois reféns, como parte do acordo de cessar-fogo com Israel. Eles retornaram para Israel nesta quarta-feira (15/10), por volta das 16h (horário de Brasília).

De acordo com autoridades israelenses, os cadáveres já estão com a Cruz Vermelha, responsável pelo transporte até o outro lado da fronteira. Com isso, o grupo palestino já devolveu os restos mortais de 9 reféns.

Ao todo, os corpos de 19 pessoas sequestradas em 7 de outubro de 2023 ainda estão na Faixa de Gaza — o que levou Israel a acusar o Hamas de violar o acordo mediado por Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia, que prevê a entrega de todos os reféns, vivos e mortos. 

Leia também
  • Mundo

    Israel diz que um dos 4 corpos entregues pelo Hamas não é de refém
  • Mundo

    Hamas entrega mais 4 corpos de reféns israelenses à Cruz Vermelha
  • Mundo

    Hamas anuncia que vai entregar mais 4 corpos de reféns a Israel
  • Mundo

    Israel finaliza identificação dos 4 reféns mortos entregues pelo Hamas

Apesar das acusações, a organização palestina pediu paciência. Isso porque, segundo o Hamas, o resgate dos restos mortais restantes exigem “grandes esforços” devido aos bombardeios de Israel que destruíram a Faixa de Gaza.

“Quanto aos corpos restantes, eles exigem grandes esforços e equipamentos especiais para serem localizados e recuperados, e estamos fazendo um grande esforço para encerrar este assunto”, disse o grupo em um comunicado.

Pressão pelo acordo

Mais cedo, o governo de Benjamin Netanyahu afirmou que um dos corpos entregues não pertence a nenhum dos sequestrados, e exigiu que o Hamas devolva todos os “reféns falecidos”.

O restante do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas só começará a ser discutido, e implementado, após o retorno de todos os reféns e de prisioneiros palestinos.

 

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *