Tarifaço de Trump derruba exportações de calçados brasileiros para EUA
O tarifaço comercial imposto pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, derrubou as exportações de calçados brasileiros aos norte-americanos em agosto deste ano. É o que mostram dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Segundo o levantamento da entidade, o recuo nas exportações do setor no mês passado foi de 17,6%, em relação a agosto de 2024. No mesmo período, a receita caiu 1,4%.
Segundo a associação, os números são resultantes da perda da competitividade do Brasil no mercado após as tarifas de 50% aplicadas sobre grande parte dos produtos exportados pelo país aos EUA.
Queda no faturamento
Ainda de acordo com a Abicalçados, 73% das empresas do setor registraram queda no faturamento por causa do tarifaço. Além disso, 60% já reportaram cancelamento de pedidos.
Segundo a entidade, 60% das empresas do setor de calçados no Brasil tiveram atrasos ou paralisação em negociações.
Os estados brasileiros que mais exportam para os EUA são os que mais vêm sofrendo: São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará.
Do total de calçados exportados pelo Brasil, cerca de 20% têm como destino os EUA.
Importação de calçados da China
Outro dado que chama atenção e preocupa o mercado é o aumento na importação brasileira de calçados da China. Em agosto, a alta foi de 41,5%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Isso acontece porque os chineses, também afetados pelo tarifaço, estão escoando sua produção especialmente para países da América do Sul, entre os quais o Brasil.
Como os preços, em geral, são muito baixos, o setor teme efeitos prejudiciais à indústria brasileira.