Tornado destruiu 80% de cidade do Paraná, diz governo
Cerca de 80% da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, ficou destruída após a passagem de um tornado pela região, segundo informações da Defesa Civil. O temporal que atingiu o município na tarde dessa sexta-feira (7/11) deixou pelo menos cinco mortos e 130 pessoas feridas.
Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado de classificação F3 da escala Fujita. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) esclareceu que a classificação F3 implica na ocorrência de ventos que podem ter ultrapassado os 250 km/h em alguns pontos da cidade.
Imagens registradas por moradores mostram casas destelhadas, estruturas colapsadas e postes de energia derrubados pela força do vento. Veja o vídeo da destruição:
Ver essa foto no Instagram
O tornado ocorreu durante o deslocamento de uma frente fria, que passou por todas as regiões paranaenses, com vários núcleos de tempestade. A destruição em Rio Bonito do Iguaçu está associada a um fenômeno chamado de supercélula.
Leia também
-
Brasil
Hospitais estão sobrecarregados em região atingida por tornado no PR
-
Brasil
Gleisi lamenta mortes causadas por tornado no PR: “Momento de união”
-
Brasil
Tornado no PR: Planalto avalia ajuda humanitária e envio de equipes
-
Brasil
Após tornado, Paraná contabiliza 193 mil unidades sem energia elétrica
O fenômeno chegou acompanhado de chuva intensa, granizo e ventos fortes, pegando parte da população de surpresa. As vítimas feridas foram levadas para hospitais de Laranjeiras do Sul, município vizinho, e um hospital de campanha foi montado na cidade para atender à grande demanda.
“Uma dessas tempestades, classificada como supercélula, gerou um tornado sobre o município de Rio Bonito do Iguaçu, causando danos bastante severos sobre a cidade. Foram registrados tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e inclusive de casas de alvenaria. A classificação do tornado foi baseada na análise dos danos e também nas imagens do radar meteorológico do Simepar”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
4 imagens

Fechar modal.

Destruição
Reprodução/X
Cenário de destruição em Bonito do Iguaçu
Reprodução / Redes sociais
Galhos e destroços ficaram espalhados
Reprodução/X
Ônibus virou
Reprodução/X

