Trump ameaça suspender ajuda alimentar durante shutdown nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira (4/11), reter ajuda alimentar essencial até que o shutdown do governo termine, mesmo após a administração ter afirmado a um tribunal que continuaria financiando benefícios parciais. A declaração do republicano ocorre em meio a paralisação que já dura 34 dias e está prestes a se tornar o maior da história do país.
“Os benefícios do SNAP, que aumentaram em bilhões e bilhões de dólares (muitas vezes!) durante o desastroso mandato do corrupto Joe Biden […] só serão concedidos quando os democratas da esquerda radical reabrirem o governo, o que eles podem fazer facilmente, e não antes!”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
Fala do republicano surge um dia após o governo ter informado que cumpriria uma ordem judicial, utilizando um fundo de contingência de cerca de US$ 5 bilhões para manter o pagamento parcial dos benefícios até novembro.
Leia também
-
Mundo
Casa Branca cria página para ironizar democratas sobre shutdown
-
Mundo
Casa Branca: shutdown ameaça benefícios de assistência alimentar
-
Mundo
Trump inicia reforma milionária na Casa Branca em meio ao shutdown
-
Mundo
EUA: shutdown entra na 4ª semana e já é o 3º maior da história do país
Fundo de contingência ou transferência de verbas
Anteriormente, funcionários do governo haviam planejado cortar os pagamentos, alegando preocupações sobre a legalidade do uso do fundo de contingência ou da transferência de verbas de outras contas.
Apesar de o tribunal ter indicado que o governo poderia usar essas opções para financiar integralmente mais de US$ 9 bilhões em auxílio, as autoridades optaram por usar o fundo apenas para pagar parte dos benefícios.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o governo manterá o plano de financiar parte da ajuda alimentar durante a paralisação. “O governo está cumprindo integralmente a ordem judicial”, disse. “O Departamento de Agricultura divulgou hoje orientações aos estados sobre como fazer com que esse dinheiro chegue aos beneficiários do SNAP.”
4 imagens

Fechar modal.

Evelyn Hockstein – Pool/Getty Images
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa com altos líderes militares na Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico
Andrew Harnik/Getty Images
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Alex Wong/Getty Imagens
Donald Trump
Chip Somodevilla/Getty Images
Leavitt esclareceu que a postagem de Trump se referia à sua resistência em recorrer novamente ao fundo de contingência no futuro, usado normalmente para outras emergências específicas. “O presidente não quer ter que recorrer a esse fundo no futuro, e era a isso que ele se referia em sua postagem no Truth Social”, disse ela, culpando os democratas por dificultarem a liberação dos pagamentos ao se recusarem a reabrir o governo.
A secretária acrescentou que o governo está fazendo o máximo para pagar os benefícios parciais do SNAP o mais rápido possível, mas que o processo levará algum tempo para que a ajuda seja distribuída a todos os beneficiários.

