Trump anuncia ataque contra navio com drogas vindo da Venezuela
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que forças norte-americanas atacaram um barco carregado de drogas, vindo da Venezuela. A declaração aconteceu nesta terça-feira (2/9), durante pronunciamento na Casa Branca.
“Nos últimos minutos, literalmente destruímos um barco, um barco carregado de drogas”, disse Trump. “Temos muitas drogas entrando em nosso país, chegando há muito tempo, e essas vieram da Venezuela”.
O ataque contra o suposto barco carregado com drogas também foi confirmado pelo secretário de Estado dos EUA. Em uma publicação no X, Marco Rubio afirmou que a ação aconteceu na região costeira do sul do Caribe, contra um navio que “estava sendo operado por uma organização narcoterrorista” que teria partido da Venezuela.
Leia também
-
Blog do Noblat
Por que a Venezuela é o novo alvo das ameaças de Trump?
-
Mundo
Trump alterna entre ataques e acenos positivos à Venezuela de Maduro
-
Mundo
Maduro quer ajudar Trump a acabar com narcotráfico: “Experiência”
-
Mundo
Trump ganha apoio de países da América do Sul em pressão contra Maduro
Até o momento, ainda não há maiores detalhes sobre a operação. A declaração de Trump, porém, coincide com o cerco norte-americano montado contra a Venezuela.
O presidente do país, Nicolás Maduro, é apontado como líder do cartel de Los Soles. A suposta ligação do líder venezuelano com o tráfico internacional de drogas — ainda sem provas concretas — surge em meio à mudanças na política externa dos EUA. Agora, alguns cartéis são classificados como grupo terroristas pelo governo norte-americano.
Na prática, a medida possibilita que tropas norte-americanas sejam enviadas para outros países, sob a bandeira do combate ao tráfico e terrorismo internacional.
Atualmente, uma frota de navios de guerra dos EUA se dirige para a região costeira da Venezuela. Dias atrás, a Casa Branca prometeu que “todo o poder” norte-americano seria utilizado contra o tráfico na América Latina.