“Trump quer vir ao Brasil”, diz chanceler após encontro com Lula

Kuala Lumpur — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode visitar o Brasil, de acordo com o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira. Segundo o chanceler, a viagem ficou acordada durante a reunião entre o chefe da Casa Branca e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na madrugada deste domingo (26/10), na Malásia.

“O presidente Trump quer vir ao Brasil, e o Lula aceitou, e disse que irá, com prazer, aos EUA no futuro”, ressaltou o ministro, após o encontro entre os líderes.

A possível visita do republicano havia sido abordada na ligação entre os presidentes no início do mês. Na ocasião, Lula reforçou o convite para que o líder norte-americano participe da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).

No entanto, Trump não confirmou presença no evento.

Leia também
  • Mundo

    Lula sobre encontro com Trump na Malásia: “Dia muito feliz”
  • Mundo

    Lula e Trump se encontram na Malásia para discutir tarifaço
  • Brasil

    As pendências que Lula tem para resolver depois de viagem à Ásia
  • Mundo

    Rubio: Trump se reunirá com Lula e quer distanciar o Brasil da China

Neste domingo, os dois se reuniram para tratar das tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros que entram nos EUA. Na conversa, o petista voltou a pedir a revogação das taxas durante o período de negociação, assim como as sanções aplicadas contra autoridades brasileiras.

De acordo com o chanceler brasileiro, a expectativa é de que as negociações sejam concluídas “em semanas”. “A reunião foi muito positiva, o saldo final é ótimo. Trump declarou que dará instruções a sua equipe para que comece o processo de negociação bilateral que deve começar hoje ainda porque é para ser tudo resolvido em pouco tempo”, destacou o ministro.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *