Trump reage à ofensiva de drones russos na Polônia: “Lá vamos nós”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu nesta quarta-feira (10/9) à ofensiva de drones russos contra a Polônia. Em sua rede Truth Social, o republicano demonstrou indignação com a violação do espaço aéreo polonês.

“O que há com a Rússia violando o espaço aéreo da Polônia com drones? Lá vamos nós!”, escreveu o republicano.

Segundo o jornal americano ABC News, uma autoridade da Casa Branca informou que Trump deve falar ainda nesta quarta com o presidente polonês, Karol Nawrocki. A mesma fonte acrescentou que os Estados Unidos estão “acompanhando os relatos vindos da Polônia”.

Na madrugada desta quarta, o Comando Operacional das Forças Armadas da Polônia elevou ao nível máximo o alerta dos sistemas de defesa aérea e de reconhecimento por radar, abrangendo também boa parte da Ucrânia.

Leia também
  • Mundo

    Trump não vê razão em “isolar” Rússia da economia global, diz JD Vance
  • Mundo

    Aliado de Trump, Karol Nawrocki vence eleição presidencial na Polônia
  • Mundo

    Após ataque a Ucrânia, Trump promete novas sanções à Rússia
  • Mundo

    Trump desabafa após cúpula na China: “Perdemos Índia e Rússia”

De acordo com o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, três drones russos foram derrubados e o espaço aéreo do país sofreu 19 violações. O premier também invocou aliados da aliança militar da Otan para consultas de cunho emergencial.

Na semana passada, Trump havia prometido ajudar a Polônia a se proteger, durante reunião bilateral com Nawrocki na Casa Branca. O encontro reforçou a boa relação entre os líderes e sinalizou cooperação no futuro.

“Nunca sequer pensamos em retirar soldados da Polônia. Pensamos nisso em relação a outros países, mas nunca faríamos isso. Estamos com a Polônia até o fim e ajudaremos a se proteger”, disse Trump na ocasião.

O ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radosław Sikorski, também repudiou os ataques. Ele já havia criticado o presidente russo, Vladimir Putin, acusando-o de “rir” dos esforços de paz propostos por Trump.

Crédito da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *