Trump revela decepção com Putin: “Matando e perdendo muitas pessoas”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, nesta quinta-feira (18/9), estar decepcionado com o presidente russo, Vladimir Putin. Segundo ele, Putin “está matando muitas pessoas” com o conflito na Ucrânia.
A declaração foi feita ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, durante a visita de Trump à Inglaterra, onde ele se reuniu com a família real e o premier para reforçar relações comerciais e assinar um acordo de tecnologia.
Negociações de paz
- Mesmo que tenha prometido acabar com a guerra na Ucrânia assim que assumisse seu segundo mandato, Trump até agora não transformou declarações em realidade.
- O presidente dos EUA se reuniu com o líder da Rússia, Vladimir Putin, para discutir um possível fim do conflito na Ucrânia.
- Apesar da reunião no Alasca, as negociações não avançaram, pois os dois lados envolvidos na guerra não chegaram a um consenso sobre os termos de paz.
Segundo Trump, os Estados Unidos encerraram sete guerras, mas o conflito entre Ucrânia e Rússia chegou a um impasse, pois ele acreditava que seu relacionamento com Putin facilitaria o fim da ofensiva.
“Ele está matando muitas pessoas, e está perdendo mais pessoas do que matando. Sim, ele me decepcionou”, destacou o presidente norte-americano.
Ele pontuou ainda que espera que o conflito entre ambos os países termine e afirmou que “vai dar certo”.
Trump afirmou que, caso o preço do petróleo caia, Putin “não terá escolha e desistirá desta guerra”.
O presidente norte-americano cobrou, em duas ocasiões, que a Europa “pare de comprar petróleo da Rússia”, afirmando que o problema é que ainda estão adquirindo o petróleo russo, o que dificulta as negociações entre Rússia e Ucrânia.
Reunião
Na terça-feira (16/9), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que está disposto a se reunir com Vladimir Putin e Donald Trump sem pré-condições, mas descartou que o encontro ocorra em Moscou.
“Estou pronto para me encontrar com Trump e Putin sem pré-condições. Mas não em Moscou.”
Zelensky disse estar decepcionado com a lentidão do Ocidente na imposição de novas sanções à Rússia e pediu urgência. “Putin está claramente tentando enganar os EUA. Ele está fazendo todo o possível para evitar sanções e atrasar sua implementação. Qualquer adiamento permite que a Rússia se prepare melhor”, criticou.
O presidente ucraniano também lançou ataques a Donald Trump, acusando-o de “ajudar Putin a escapar do isolamento” e exigindo uma posição clara sobre medidas restritivas e garantias de segurança para Kiev.