Trump tira de Kamala Harris proteção do Serviço Secreto
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu retirar a proteção do Serviço Secreto concedida à ex-vice-presidente democrata Kamala Harris, que foi sua adversária na última eleição. A medida foi formalizada em um memorando enviado nessa quinta-feira (28/8) ao secretário de Segurança Interna.
No documento, obtido pela CNN Internacional, Trump autorizou a interrupção dos procedimentos de segurança adicionais.
“Você está autorizado a descontinuar quaisquer procedimentos relacionados à segurança previamente autorizados pelo memorando executivo, além daqueles exigidos por lei, para o seguinte indivíduo, a partir de 1º de setembro de 2025: ex-vice-presidente Kamala D. Harris”, diz trecho do texto.
Harris, que foi adversária de Trump na última disputa presidencial, tinha direito legal a seis meses de proteção após deixar o cargo, prazo encerrado em 21 de julho. No entanto, antes de deixar a Casa Branca, o então presidente Joe Biden assinou uma ordem estendendo a segurança por mais um ano. Essa determinação agora foi revogada pelo republicano.
Leia também
-
Mundo
Trump quer restringir vistos de estudantes e jornalistas
-
Negócios
Diretora do Fed vai à Justiça contra Trump após anúncio de “demissão”
-
Mundo
Trump pede investigação de Beyoncé e artistas que apoiaram Kamala
-
Mundo
Quem é Lisa Cook, 1ª diretora negra do BC dos EUA, demitida por Trump
Por lei, ex-presidentes americanos recebem proteção vitalícia do Serviço Secreto. Já ex-vice-presidentes não têm essa prerrogativa automática, ficando sujeitos a determinações específicas, como a que havia sido assinada por Biden e agora foi derrubada.