União Europeia reconhece Brasil como país livre de gripe aviária
O Ministério da Agricultura e Pecuária comunicou nesta quinta-feira (4/9) que a União Europeia (UE) reconheceu, oficialmente, o Brasil como país livre de gripe aviária. Com isso, está viabilizada a retomada das exportações de carne de frango aos países membros da UE.
O reconhecimento aconteceu em uma reunião de envolvendo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e o comissário de Saúde e Bem-Estar Animal da União Europeia, Olivér Várhelyi, realizada por videoconferência.
O ministro Fávaro, em julho, já havia se reunido com Várhelyi para tratar da suspensão das restrições impostas em maio, após o primeiro caso de gripe aviária (H5N1) detectado em uma granja comercial no Brasil, ocorrido no Rio Grande do Sul (RS).
Leia também
-
Brasil
Foco de gripe aviária é confirmado em aves de parque no Rio de Janeiro
-
Brasil
Gripe aviária: África do Sul e Singapura retiram restrições à carne brasileira
-
Brasil
Saiba o que acontece após Brasil se declarar livre da gripe aviária
-
Saúde
Estudo indica contaminação de gripe aviária no ar de fazendas dos EUA
“Faz aproximadamente 60 dias que estivemos reunidos para discutir o reconhecimento pela União Europeia do status do Brasil como livre de gripe aviária. É importante destacar que, em abril de 2024, uma auditoria da Direção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar da UE concluiu que o sistema sanitário brasileiro é robusto e transparente”, ressaltou.
Em sua conta na rede social X, Fávaro celebrou o desfecho da reunião.
O comissário europeu garantiu que a questão será tratada com prioridade. “Do nosso lado, vamos agir o mais rápido possível. Espero que, dentro de algumas semanas, possamos apresentar o resultado da votação. Confio que os Estados-membros sejam favoráveis, já que o Brasil cumpriu todas as exigências”, disse.
Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária