Vídeo: Lula ganha coração coreano em 7 de setembro e Janja explica gesto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu um gesto carinhoso do público que participa do desfile cívico-militar de 7 de Setembro neste domingo. Os participantes do evento, na Esplanada dos Ministérios fizeram um gesto de amor para o presidente unindo as pontas dos dedos cruzadas. O chamado “coração coreano” ou “finger heart”, no entanto, não era um gesto conhecido por ele.
Antes de retribuir o carinho, Lula precisou de uma breve explicação da primeira-dama, Janja Lula da Silva. Ela retribuiu o gesto de imediato e explicou ao marido que era um coração. Imediatamente, Lula também correspondeu.
Veja momento:
O coração coreano viralizou graças ao K-pop e aos doramas. É usado para expressar gratidão e respeito, tornando-se um símbolo de conexão cultural.
O objetivo de Lula
O 7 de setembro de Lula este ano teve como tema escolhido “Brasil Soberano”, mote adotado pelo governo na campanha contra a ofensiva dos EUA.
Em ano pré-eleitoral e sob o espectro do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o desfile ganhou tom mais político e deve pressionar temas em discussão no Congresso Nacional e no STF.
O desfile cívico-militar deste domingo foi dividido em quatro eixos temáticos: Brasil dos Brasileiros, que vai abordar a defesa da soberania nacional; a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30); o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); e o Brasil do Futuro.
Acompanhe a transmissão ao vivo no Metrópoles: