Vídeo mostra fuga de flamenguistas após ataque a vascaíno em ônibus
Cerca de 20 flamenguistas foram flagrados correndo por uma rua de Samambaia após o vascaíno Eumar Vaz, 34 anos, ser agredido a facadas e pauladas por torcedores do Flamengo dentro de um ônibus na região, na noite desse domingo (21/9). Eumar não resistiu e faleceu na madrugada dessa segunda-feira (22/9).
O vídeo, registrado por câmeras de segurança, flagrou o bando correndo por uma rua da QS 120 de Samambaia, às 19h40 de domingo. Momentos antes, Eumar foi agredido por flamenguistas em um ônibus da linha 812.1 quando o coletivo passava pela mesma região.
Veja os torcedores correndo:
No vídeo abaixo, é possível ver alguns dos flamenguistas ainda dentro do ônibus. Ao final da imagem, um jovem de regata laranja e bermuda cinza, que também foi visto no vídeo acima correndo pela rua, aparece guardando uma faca na cintura antes de descer do coletivo.
Veja:
Mais cedo, o Metrópoles divulgou outro vídeo, gravado do lado de fora do ônibus. Nessa imagem é possível ver outro torcedor armado com um pedaço de pau. Ao fim da confusão, enquanto os torcedores fugiam do local, um deles grita: “Aqui é a Jovem, desgraça!”, referindo-se à Torcida Jovem Fla, organizada do Flamengo.
Quando o ônibus seguiu viagem, um dos flamenguistas teria gritado: “O Flamengo não ganhou, temos que bater em alguém”. Algumas paradas após o grupo embarcar, Eumar teria entrado no ônibus sem camisa; o motorista solicitou que o passageiro se vestisse, e o vascaíno atendeu ao pedido, colocando, então, uma camiseta do Vasco.
Assista:
A Torcida Jovem do Flamengo emitiu, nesta segunda-feira (22/9), uma nota de repúdio aos atos de violência que resultaram na morte do torcedor do Vasco. “O choro da mãe do adversário não traz sorriso para a nossa. Manifestamos aqui nossos mais sinceros pêsames e esperamos que a justiça seja feita, para que casos como este jamais se repitam”, declarou a organização.
Leia também
-
Distrito Federal
Torcida Jovem do Flamengo se manifesta sobre vascaíno morto no DF
-
Na Mira
Vascaíno morto em ônibus: vídeo mostra flamenguista guardando faca
-
Distrito Federal
Facada perfurou pulmão de vascaíno morto por flamenguistas em ônibus
-
Distrito Federal
Morte de vascaíno em ônibus: empresa diz que imagens estão com a PCDF
O crime:
- Eumar Vaz embarcou em um ônibus na QS 122, em Samambaia, vestindo uma camisa do Vasco.
- Dentro do coletivo, havia um grupo de torcedores do Flamengo. Os flamenguistas teriam pedido para que Eumar tirasse a camiseta do Vasco, e a vítima teria se negado a fazer isso.
- O torcedor do Vasco, então, acabou brutalmente agredido e esfaqueado pelos rivais. Ele foi socorrido e encaminhado ao HRC pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), mas não resistiu aos ferimentos.
- Neste domingo (21/9), os dois times cariocas se enfrentaram em uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O duelo terminou em empate por 1 x 1.
Eumar tinha dois filhos, de 3 e 12 anos, e era motorista de uma madeireira no DF. Ele era morador do Riacho Fundo II e integrava a Força Jovem Vasco (FJV) no DF.
Em nota, a torcida organizada lamentou o falecimento do filiado. “A covardia que vocês fizeram ultrapassa todos os limites de ideologia de torcida! Um cara novo e cheio de sonhos, com um filho pequeno para criar, teve sua jornada interrompida por uma maldade sem explicação”, escreveu a organizada.
O caso é investigado pela Polícia Civil do DF (PCDF).