Xi Jinping revela nova arma a laser da China. Vídeo

O Exército de Libertação Popula da China apresentou seu poderio militar para o mundo, durante desfile em Pequim, e revelou ao mundo sua nova arma a laser, que lembra muito armamentos antes vistos somente em filmes de ficção científica. O evento foi realizado na capital chinesa nesta quarta-feira (3/9).
Trata-se do sistema LY-1, descrito pela mídia estatal chinesa como um dos sistemas de defesa mais poderosos do mundo na interceptação de drones e mísseis. A arma, que pode ser integrada a navios de guerra, foi projetada para neutralizar sensores ópticos de equipamentos militares inimigos, e pode até mesmo causar cegueira em pilotos.
Além do LY-1, o governo da China exibiu outras armas do país, como caças furtivos, drones submarinos e a tríade de armas nucleares chinesas, capazes de serem lançadas a partir do mar, ar ou terra. Um deles, o míssil DF-5C, foi projetado para atingir qualquer país ao redor do globo terrestre.
Veja:
A demonstração militar realizada na Praça da Paz Celestial contou com a presença de diversas lideranças mundiais. O evento também marcou o encontro entre o presidente da China, Xi Jinping, e os líderes da Rússia e Coreia do Norte, Vladimir Putin e Kim Jong-un.
Durante discurso, o líder chinês alertou para o atual momento que o mundo enfrenta, e disse ser necessário “escolher entre a paz e a guerra”. Xi, porém, acrescentou que a China “nunca se intimida com nenhum valentão”.
O Brasil foi representado no desfile pelo assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assuntos internacionais, embaixador Celso Amorim.